Livros que falam com a infância
Artigo publicado no Jornal Diário do Nordeste, Caderno3, pág.3
Quinta-feira, 06 de Outubro de 2011 – Fortaleza, Ceará, Brasil
Cometi um deslize de comunicação na coluna da quinta-feira passada (“Literatura e encantamento”, 29/09/2011). Relatei que tinha feito juntamente com os meus filhos uma palestra sobre livros para a infância na faixa entre oito e onze anos e não mencionei um título sequer. Dentre as reações dos leitores, uma sintetiza bem o que todos quiseram perguntar: “Quais foram os livros que mais encantaram os dois? Eu fiquei na maior curiosidade, pois tenho isso como questão constante em minha vida de criadora e professora: o que as crianças que já saíram da primeira infância gostam de ler”.
Em respeito a esse interesse e considerando que 12 de outubro é o Dia da Criança, organizei um rápido perfil de cada um dos doze livros preferidos pelos meus filhos nessa fase marcada por tantas novas concepções da descoberta do ser. Não valeu entrar livros de minha autoria, nem qualquer subordinação ao que pode ou não agradar. Os doze livros prediletos são simplesmente os doze prediletos, nada mais. Para não complicar muito, coloquei tudo por ordem de preferência do Lucas e do Artur, misturando obras que eles leram sozinhos com aquelas que lemos juntos.
1º – Os irmãos Coração de Leão
(Astrid Lindgren, Companhia das Letrinhas, 2007)
Origem: Suécia
Tema: O humano e a natureza pelo lado da força do sensível.
Trecho: “Tentei não deixar transparecer para Jonathan como eu me sentia. Porque, quem sabe, ele poderia me mandar de volta, e eu queria estar com ele em tudo, por mais arriscado que fosse” (p. 142)
2º – Por um simples pedaço de cerâmica
(Linda Sue Park, WMF Martins Fontes, 2009)
Origem: Coréia
Tema: A trama da inovação e a realização do espírito criativo
Trecho: “Orelha-de-pau sentou-se, decepcionado porque Min não demonstrara muita emoção. O coração batia tão forte que podia senti-lo pulsando na garganta (…) Por que Min parecia tão solene? Não eram estas as notícias que aguardara quase a vida inteira?”
Recurso: Somente texto.
3º – Desventuras em série (13 livros)
(Lemony Snicket, Cia. das Letras, 2003)
Origem: Estados Unidos
Tema: Aventura de infortúnio, protagonizada por três irmãos, que passam a depender unicamente do poder complementar das suas habilidades para sobreviver.
Trecho: “Se você está assando uma torta para seus amigos e lê um artigo intitulado ‘como construir uma cadeira’ no lugar do livro de receitas, a sua torta provavelmente acabará ficando com gosto de madeira e pregos”, (in: A cidade sinistra dos corvos, pp. 9 e 10).
Recurso: Perfil das personagens e ilustrações p&b na abertura dos capítulos.
4º – Era duas vezes o Barão Lamberto
(Gianni Rodari, Martins Fontes, 2001)
Origem: Itália
Tema: O sentido de ser lembrado, na saga de um velho de 93 anos que se torna um rapazinho de 13 anos, deixando o leitor sem saber muito bem o que ele vai ser quando crescer.
Trecho: “No meio das montanhas fica o lago Orta. No meio do lago fica a ilha de São Júlio. E na Ilha de São Júlio fica a mansão do barão Lamberto, um senhor muito velho (ele tem 93 anos), muito rico (ele tem 24 bancos) e que vive doente. Ele tem 24 doenças e só o mordomo Anselmo se lembra de todas elas” (p. 1)
Recurso: Somente texto.
5º e 6º (empatado) – Harry Potter (7 livros)
(J. K. Rowling, Rocco, 2007)
Origem: Grã-Bretanha
Tema: Aventura em série, que tem como principal conflito a luta entre o jovem bruxo Harry Potter e o bruxo das trevas, Lord Valdemort.
Trecho: “Harry leu as palavras devagar, como se fosse ter uma única chance de entender seu significado, e leu as últimas em voz alta. – Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte”… (“As relíquias da morte”, p. 259)
Recurso: Somente texto.
5º e 6º (empatado) – O meu pé de laranja lima
(José Mauro de Vasconcelos, Melhoramentos, 2005)
Origem: Brasil
Tema: O animismo na descoberta da dor.
Trecho: “- Árvore fala por todo canto. Pelas folhas, pelos galhos, pelas raízes. Quer ver? Encoste seu ouvido aqui no meu tronco que você escuta o meu coração bater” (p. 33).
Recurso: Somente texto
7º – A famosa invasão dos ursos na Sicília
(Dino Buzatti, Berlendis & Vertecchia, 2001)
Origem: Itália
Tema: Guerra, consumismo, renúncia à beleza.
Trecho: “Em todos os castelos antigos, vocês sabem muito bem disso, em geral vive um fantasma (…) É preciso pensar em três coisas: antes de tudo que os fantasmas, admitindo que existam, nunca fizeram mal a ninguém (…) são como o vento, a chuva, as sombras das árvores, a voz do cuco ao anoitecer, coisas naturais e inocentes”, pp. 35 e 36).
Recurso: Perfil das personagens, descrição de cenários, ilustrações em cor e p&b.
8º – Histórias da pré-história
(Alberto Morávia, Ed. 34, 2003)
Origem: Itália
Tema: Quando tudo ainda estava por fazer e a História por inventar.
Trecho: “Vocês devem saber que há um milhão de anos, no polo, fazia muito mais frio que hoje. Sem mais nem menos, a temperatura caía para um bilhão de graus abaixo de zero. Com um frio desses, tudo congelava, até, acreditem se quiserem, até mesmo o pensamento”.
Recursos: Ilustração em aguada de naquim.
9º – O velho e o mar
(Ernest Hemingway, Bertrand Brasil, 2010)
Origem: Estados Unidos / Cuba
Tema: Dignidade na luta pela sobrevivência e solidariedade na relação de um menino com um pescador.
Trecho: “O garoto ficava triste ao ver o velho regressar todos os dias com a embarcação vazia e ia sempre ajudá-lo a carregar os rolos de linha, ou o gancho e o arpão, ou ainda a vela que estava enrolada à volta do mastro” (p. 13).
Recurso: Ilustração p&b
10º – A pérola
(John Steinbeck, BestBolso, 2007)
Origem: Estados Unidos
Tema: Parábola sobre a impotência provocada pela ignorância.
Trecho: “Kino estendeu a mão para a frente, lenta e cuidadosamente. A cauda do ferrão se levantou. E neste momento Coyotito riu, sacudindo a corda e o escorpião caiu (…) no ombro do menino, armou o bote e atacou” (p. 12)
Recurso: Somente texto.
11º – A reforma da natureza
(Monteiro Lobato, Brasiliense, 2004)
Origem: Brasil
Tema: A guerra e a reinvenção do mundo.
Trecho: “- Só conheço duas criaturas em condições de representar a humanidade, porque são as mais humanas do mundo e também são grandes estadistas. A pequena república que elas governam sempre nadou na maior felicidade (…) Dona Benta e tia Nastácia” (p. 7)
Recursos: Página em duas colunas e ilustração em p&b.
12º – Contos de Ionesco para crianças
(Eugène Ionesco e Etienne Delessert, Martins Fontes, 2008)
Origem: França
Tema: Contos nonsense em brincadeiras com nomes de coisas e pessoas
Trecho: “Jaqueline era uma menina. Ela tinha uma mãe que se chamava sra. Jaqueline. O pai da pequena Jaqueline se chamava Sr. Jaqueline. A pequena Jaqueline tinha duas irmãs que se chamavam Jaqueline, dois priminhos que se chamavam Jaqueline, e uma tia e um tio que se chamavam Jaqueline” (pp. 14 e 15).
Recursos: Ilustração com volume e plasticidade.
Ainda que tenha dado pena ver fora desse “ranking” outras obras tão encantadoras, não foi difícil chegar a um consenso quanto aos doze títulos que os meus filhos mais gostaram de ler na faixa de oito a onze anos. Obviamente que, a olhos de hoje, um com doze e o outro com dez anos, cada qual fez o seu próprio ordenamento de preferências. A elaboração da lista foi feita com o somatório e a divisão por dois das posições definidas por eles. O empate na quinta colocação, entre a série “Harry Potter” e o livro “O meu pé de laranja lima”, reflete bem a variação de interesses que decorre da pouca diferença de idade entre eles. E por aí passa a aventura da vida.