O Povo, Fortaleza, 30/05/2003

Os indicadores e resultados preliminares de uma pesquisa sobre as organizações não governamentais (ONGs) no Ceará foram debatidos, ontem na terceira edição do Projeto Prática & Diálogo. A discussão, que teve como tema “As ONGs no Ceará: raio X de um mundo em mudança”, aconteceu no auditório Castelo Branco, no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Benfica.

O objetivo da terceira edição do projeto foi discutir o papel das ONGs em relação às mudanças políticas, reforçar a importância das organizações na construção de uma sociedade sustentável, discutir estratégias para a participação na formulação das políticas públicas e avaliar os sucessos e desafios das ONGs no Ceará.

O consultor Hans-Jürgen Fiege avaliou os números e resultados parciais da pesquisa “ONGs no Ceará: quem são, o que fazem e quais são os seus desafios?”. O jornalista, compositor e escritor Flávio Paiva, autor do livro Mobilização Social no Ceará, foi o moderador do diálogo.

A pesquisa sobre as ONGs no Ceará quer mostrar o retrato das organizações no Estado, conceitos e fatores políticos e históricos que caracterizam a convivência da sociedade civil e do poder público no Brasil. Entre as primeiras conclusões do estudo estão a semelhança entre os campos de atuação das ONGs (39,14% atuam na área de criança e adolescente ou são sociedades beneficentes de apoio à família) e a falta de hábito da maioria das organizações de elaborar e publicar relatórios para o público.

SERVIÇO: O Projeto Prática & Diálogo é promovido pela Fundação Konrad Adenauer (261.9293) e pela Regional Nordeste III da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong (231.6092).