Jornal O POVO, Turismo – Estante – Fortaleza, 04/07/2002

O Guia de Praias do Ceará, em sua terceira edição, totalmente reformulada, chega às livrarias e bancas de jornais e revistas na próxima semana. Os jornalistas Miguel Macedo e Flávio Paiva voltaram a percorrer todos os 573 Km do litoral cearense, que vai do Piauí ao Rio Grande do Norte. Novos destinos e fotos abertas são algumas das inovações, mas “o importante é o aspecto autoral do trabalho, a emoção que conseguimos transferir para o texto”, observou Paiva. A edição da Fundação Demócrito Rocha.

“A maioria dos guias é feito por empresas, impessoal, o nosso é autoral. São dois jornalistas que assumem a responsabilidade pela informação, emprestam o seu olhar para que o turista se sinta acompanhado nos locais”, destaca Flávio Paiva. O Guia tem outra característica: a da democratização dos acessos. Todos os destinos praianos estão contidos nele. Praias famosas, desconhecidas, já exploradas turisticamente, as selvagens o Guia é um mosaico do que o Ceará tem para oferecer aos que buscam sol e mar. “Tem sentimento. O impacto estético influi no resultado da redação. Passamos nossa emoção para o texto”, acrescenta o jornalista.

Miguel Macedo, co-autor, ressalta, entre as novidades, a escolha de apenas uma saída para o litoral oeste, através da via estruturante (a estrada do sol poente), e uma para o leste, que é a CE 040. A partir delas é que o viajante vai encontrar o destino desejado. “Agregamos novas informações e novos destinos. É importante que as pessoas saibam que cada lugar indicado, cada posto de gasolina, restaurante, hotel, pousada, banco, hospital, tudo foi reconhecido, in loco, por nós. O fato de ser um trabalho autoral aumenta a credibilidade”, afirma.

Estão esgotadas as duas edições anteriores, bilíngües, de 1997 2 1999. O trabalho que agora chega às bancas e livrarias de Fortaleza, tem cerca de 200 páginas. Ele traz indicações de mais de 220 localidades. São 573 km de sol, mar, dunas, falésias, mangues e coqueirais. Percursos foram refeitos nos 12 dias de viagens. A nova edição traz descobertas como a Praia do Boi Choco, entre Dois Coqueiros e Pacheco, no município de Caucaia.

A imagem da pedra furada, de Jericoacoara, conhecida internacionalmente, é capa do novo Guia de Praias. O trabalho de Macedo e Paiva inclui as principais informações que interessam ao turista, como telefones de serviços, como se deslocar do aeroporto à Beira-Mar, e vice-versa, um mapa da costa cearense com todas as 220 localidades, com indicações de estradas federais, estaduais, asfaltadas, em pedra tosca, de terra, distância entre localidades, vila ou distrito e até a sede do município. O ponto zero é a estátua de Iracema, em Fortaleza.