Jornal O POVO, Turismo – Fortaleza, quinta-feira, 02/09/1999
Para elaborar a lista das indicações de hospedagem de Turismo, ouvimos as opiniões de cinco pessoas que conhecem bem as opções de hospedagem do litoral leste. Entrevistamos ainda hóspedes dos hotéis visitados. No final, a nossa lista teve respaldo do bacharel em turismo Djalma Guerra, pós-graduado em administração de hotelaria. Veja as dicas e opções dos entrevistados.
Para o jornalista Flávio Paiva, co-autor do “Guia de Praias do Ceará”, por exemplo, um dos critérios para julgar se uma hospedagem é boa é o fato de ela ter estacionamento coberto para os veículos. “Detesto entrar em um carro quente”, diz Flávio.
Flávio prefere fazer um “mix” do que gosta em cada uma das hospedagens do litoral Leste. “Fico hospedado no Village Barra Mar, na Caponga, que tem quartos muito bons e uma varandinha que pode servir d bar para os amigos. Almoço no Le Paradise, na praia de Águas Belas, que tem uma comida maravilhosa e, de preferência estaciono meu carro debaixo de uma árvore, porque no Barra Mar não há estacionamento coberto”, ensina.
Miguel Macedo, 42, co-autor do Guia de Praias do Ceará, considera o mais importante em uma hospedagem a limpeza dos quartos e banheiros. Miguel, que é pai de dois filhos, não dispensa também uma área de lazer para as crianças. Aprecia a hospedagem que ofereça uma boa culinária regional e um café-da-manhã bem farto com as delícias da cozinha cearense: tapioca, cuscuz, bolo de milho.
Um café-da-manhã farto e diversificado é muito importante também na opinião da empresária Selma Bitar, 43, que costuma viajar com o casal de filhos e o marido, Antônio José Bitar, 46. Eles conhecem boa parte das hospedagens do litoral leste. Segundo Selma, um dos critérios mais importantes para a escolha do hotel ou pousada é que fique na beira da praia.
O outro fator decisivo, para Selma, é o conforto dos quartos e banheiros. Ela prefere os chalés aos apartamentos e de preferências que o banheiro seja reversível, não fique no quarto do casal. O ar condicionado é indispensável na opinião de Antônio José.
Selma aponta duas opções de hospedagem: o Village Barra Mar, na Caponga, “que a garotada adora, mas tem o inconveniente de que as piscinas são abertas a não hóspedes, o que tira a privacidade”, e a Tranqüilândia, em Canoa Quebrada, que ela gosta por causa da comida e da área da piscina, “a melhor que eu conheço”.
O engenheiro Mansueto Bezerra, 55, conhece tudo no litoral Leste. Foi dele a dica do Hotel Don’Ana, recém-inaugurado na Praia do Presídio. Ele indicou também o Hotel Jangadeiro, na mesma praia. “Fica à beira mar, é bem amplo, tem piscinas com toboáguas, visual e restaurantes muito bons”. Outra indicação sua é o Recanto Jardim, um restaurante agradável com uma pousada muito simples à beira do rio Jaguaribe, na CE 040, próximo à localidade de Fortim.
Para a consultora de Turismo, Carminha Galdino, 72, a melhor opção do litoral Leste é o La France. “Não existe em Fortaleza um restaurante com a qualidade da comida que se tem por lá. Sempre tenho ido, é uma pousada muito agradável e espaçosa.