Jornal O POVO, Fortaleza, 16/07/1999

A Fundação Demócrito Rocha lançou projetos de formação e incentivo ao turismo. A atividade turística também será tema do Programa Criatividade Solidária.

Uma visão do turismo não somente como uma atividade geradora de negócios e renda, mas como uma atividade ampla, que engloba aspectos como conservação do patrimônio cultural e a identidade de um povo, construção da cidadania e valorização das nossas riquezas e belezas. Com essa proposta, a Fundação Demócrito Rocha (FDR) lançou ontem à noite, no Othon Palace, o curso de educação à distância Turismo, Educação e Cidadania e a cartilha Embarque Nessa, editados em parceria com a EMBRATUR. Também foi lançado o Guia de Praias do Ceará, dos jornalistas Flávio Paiva e Miguel Macedo, em segunda edição revista e atualizada.

Na ocasião, o presidente do O POVO, jornalista Demócrito Dummar, anunciou que o turismo será o próximo setor de discussão do Programa Criatividade Solidária. O programa, desenvolvido pelo O POVO com apoio da Prática Empresarial, articula representantes de setores diversos da economia cearense para a busca de alternativas de desenvolvimento. Já se reuniram os setores imobiliários e automobilístico e a partir da próxima etapa, o trade turístico será convidado por meio de anúncios no O POVO para participar do programa.

A diretora-executiva da FDR , Albaniza Dummar, ressaltou o orgulho da Fundação de estar trabalhando com o turismo, considerando a atividade fundamental para o desenvolvimento do Ceará. Nessa perspectiva, o curso Turismo, Educação e Cidadania pretende “despertar as pessoas para uma visão mais ampla da atividade”, explica a coordenadora Iranita Sá. Encartado todas as quintas-feiras o O POVO a partir da próxima semana, o curso concede certificado aos participantes.

Demócrito Dummar afirmou que “esses projetos transcendem limites e são retratos de uma empresa que se comunica além da produção diária da notícia, preocupando com a formação e a transposição de paradigmas”.

GUIA 
A segunda edição do Guia de Praias do Ceará tem tudo para repetir o sucesso da primeira, que vendeu 10 mil exemplares desde o lançamento em 1997. O livro foi escrito pelos jornalistas Flávio Paiva e Miguel Macedo, que percorreram toda a extensão do litoral cearense, visitando 220 localidades. A publicação oferece informações sobre cada uma delas, com a lista dos principais hotéis, pousadas, restaurantes, postos telefônicos, correios, hospitais e bancos. A publicação é bilíngüe (português-inglês) e estará disponível, a partir de amanhã, nas bancas de revistas, ao preço de R$ 20,00. Pedidos também podem ser feitos diretamente à Fundação Demócrito Rocha, telefone (85) 255.6670.