“Brincadeira de Cantar – Teatro Musical Infantil” (Armazém da Cultura, 2024) conta a história de um preá (Titico), animal da caatinga ameaçado de extinção, que encontra nos sons uma força existencial profunda. Disposto a descobrir os segredos sonoros do litoral, faz uma viagem encantadora na busca de si e do sentido do brincar e da brincadeira como experiências de fortalecimento da infância. O livro tem ilustrações de Valber Benevides, projeto gráfico de Suzana Paz e partituras de Tarcísio José de Lima.

As dez canções que integram a aventura do Titico foram gravadas organicamente no estúdio El Paso 302 (Fortaleza), com arranjos de Claudio Mendes e TÓRI, ele tocando violão de nylon, baixo, usando sintetizadores e uma meia dúzia de instrumentos, e ela na voz principal, vocais e acompanhamentos diversos, e a participação de Felipe Giffoni e João Lourenço nos metais, Nonato Lima no acordeon e Di Ferreira nos vocais. A masterização ficou a cargo de Homero Lotito, no Reference Mastering Studio (São Paulo).

O Autor, que mora em Fortaleza desde 1976, nasceu em 1959 na cidade de Independência, sertão dos Inhamuns, região da caatinga cearense habitada pelo Titico e outros seres encantadores. Na obra, Flávio Paiva homenageia o artista plástico brincante Dim Brinquedim por sua valorosa contribuição ao mundo do brincar e da brincadeira.

Dois textos complementares enriquecem a obra com informações e olhares especiais sobre a dramaturgia de contação, canto e dança experimentada por Flávio Paiva em seu composto de literatura e música atentas às questões ambientais, tendo como base o bioma caatinga.
“Em Brincadeira de Cantar Flávio Paiva opta por uma estrutura onde as tradicionais falas em forma de diálogo são substituídas por um/a Narrador/a que vai contextualizando as cenas e pensamentos do pequeno roedor que protagoniza o enredo, remetendo-nos a uma grande contação de história enquanto os demais personagens contracenam, cantam e dançam”. (Rafael Martins – Membro fundador do Grupo Bagaceira de Teatro)

“Com a sensibilidade de Flávio Paiva, a obra Brincadeira de Cantar traz, de forma lúdica, o Titico, um personagem que dá vida a um simpático e curioso preá, nascido na Caatinga e repleto de características de quem vive no bioma, sobretudo a resiliência e a capacidade de se adaptar a situações adversas”. (Daniel Fernandes Costa – Coordenador Geral da Associação Caatinga).

Nos últimos 25 anos
Movido pela potência da paternidade criadora, Flávio Paiva entrou de vez na brincadeira da música e da literatura para crianças e jovens depois de ser pai do Lucas (1999) e do Artur (2001).

A combinação de música e literatura passou a ser a tônica do trabalho autoral de Flávio Paiva, e o livro “Brincadeira de Cantar” celebra, portanto, 25 anos de uma produção com mais de 15 livros e cerca de 50 composições infantis e infanto-juvenis. A conta de escritos e músicas para adultos é semelhante.

Tudo começou naquele domingo 10 de outubro de 1999, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, que foi ocupada por centenas de crianças e adultos que curtiram o show de lançamento do álbum Samba-le-lê, de Flávio Paiva, com interpretação da cantora Olga Ribeiro. Desde então, o autor foi ampliando e estendendo sua produção pelo país e no exterior, com lançamentos em parques, praças, teatros, escolas, museus, calçadas e centro culturais.

Artistas significativos do cenário independente local, nacional e internacional têm interpretado esse repertório, tais como: André Abujamra, Antônio Nóbrega, Banda Dona Zefinha, Bárbara Sena, Edvaldo Santana, Eugênio Matos, Giana Viscardi, Luana Baptista, Lucas Espíndola, Mallu Viturino, Marcelo Pretto, Ná Ozzetti, Olga Ribeiro, Rodolfo Rodrigues, Suzana Salles e Valerie Mesquita.

Sobre TÓRI e Cláudio Mendes
TÓRI é indígena, professora, compositora, instrumentista, poeta e filha de vó. Cria do Grande Bom Jardim, lugar de onde retira inspiração para todas as suas obras, sejam elas no ramo artístico-musical ou na escrita. Costuma compor músicas no ukulelê e escrever crônicas e poemas sobre assuntos que perpassam o fato de ser mulher e o cotidiano das periferias.

Claudio Mendes é produtor musical, compositor, arte-educador, multi-instrumentista e arranjador. Com mais de 20 anos de carreira, produziu, tocou e atuou com grandes nomes da música brasileira e mundial como Ednardo, Di Melo, Manu Chao, Gabriel O Pensador, Paulo Ricardo, Aldo Sena, Artur Menezes, Daniel Groove, Lorena Nunes, Di Ferreira, Makem, Mateus Fazeno Rock, Camila Marieta, Nayra Costa, Ilya, Maria Antonia, Mumutante, Agê, Luiza Nobel, Má Dame, Mallu Viturino, Dipas, Projeto Rivera, Gabriel Aragão, Rayane Fortes, Camaleoa e segue em troca com a novíssima cena cearense.

SERVIÇO
As músicas que integram a narrativa do livro “Brincadeira de Brincar”, de Flávio Paiva, estão disponíveis no Spotify e demais plataformas de música digital.

LANÇAMENTO
PARA ESCUTAR com a criança que ama.
As canções que integram a narrativa do livro BRINCADEIRA DE CANTAR (Armazém da Cultura), de Flávio Paiva, na voz de TÓRI, estão disponíveis na sua plataforma de música digital favorita!

PARA IR com a criança que ama. Show de lançamento do livro “Brincadeira de Cantar”, de Flávio Paiva, com TÓRI e Banda:
Data: 13 de outubro de 2024 (domingo)
Hora: 11:40
Local: Estação das Artes, Fortaleza.

Onde Encontrar