Blog Raymundo Netto: AlmanaCULTURA, 16/09/2009
A Fábrica de Leitores, projeto da Edições Demócrito Rocha em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Educação do Estado, com a Cordenação Editorial de Concy Bezerra, é uma coleção especialmente dedicada a um dos principais agentes no processo da leitura e do aprendizado: o professor. Entre contos, crônicas, poesia, cordel, oralidade e outros gêneros, reúne vinte títulos destinados a alunos e alunas das séries iniciais (1ª e 2ª) de escolas da rede estadual de ensino do Ceará, crianças entre seis e oito anos residentes nos 36 municípios com as menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Mantido pelo Ministério da Educação, o IDEB associa o desempenho e a taxa de aprovação nas escolas. O resultado reflete o nível de alfabetização e aprendizagem em todo o País.
Ao todo, 2.546 educadores serão beneficiados com o projeto, que tem aprovação do Minc. A coleção, com tiragem de 60.000 livros, traz obras escritas e ilustrados por “gente da terra”. De forma criativa, eles apresentam narrativas tradicionais (A lenda do labirinto, de Audifax Rios e Suzana Paz), fantasia (A batalha de Jericoacoara, de Daniel Adjafre e Ronaldo Almeida), histórias de trancoso (Um sapo dentro de um saco, de Marcos Mairton e Eduardo Vieira), causos populares (Dona Baratinha e seu casório atrapalhado, de Arievaldo Viana, Selma Ginêz e Marisol Albano), crônicas (A Casa de Todos e de Ninguém, de Raymundo Netto e Tarcísio Garcia), dentre outros.
No lançamento, professores e representantes das escolas dos municípios selecionados receberão kits contendo os vinte exemplares da coleção. Além disso, participarão de oficinas relacionadas à temática dos livros. Serão dez oficinas, distribuídas em dois turnos de três horas. Em cada uma, cerca de trinta participantes.
Segundo Eloísa Vidal, idealizadora da coleção, os livros que integram a Fábrica de Leitores representam um grande auxílio no processo de aprendizagem e alfabetização de crianças nos municípios com baixo IDEB. Nessas regiões, registra a professora, “os indicadores de educação são mais resistentes”. Com isso, o ciclo de alfabetização não se efetiva. “Há um gargalo identificado nas séries iniciais”, pondera. Ainda de acordo com a professora, o grande “barato” dos livros que a Edições Demócrito Rocha publica é que eles não estarão nas bibliotecas, mas nas mãos dos próprios professores. Assim, os livros circulam na sala de aula. Afinal, esse é o objetivo da coleção: produzir leitores!
Lançamento da coleção Fábrica de Leitores, da Edições Demócrito Rocha, na próxima segunda-feira, 17, a partir das 16 horas, no hotel Porto d’Aldeia Resort (avenida Manoel Mavignier, 6433, na estrada que vai para a Cofeco).
Títulos da coleção:
O Circo das Coisas Incríveis (autor: Demitri Túlio/Ilustrador: Kaleo Mendes), Jangadeiro Pequenino (autor: Flávio Paiva/Ilustrador: Avany Oliveira), A História de Maria-Fumaça (autor: Elvira Drummond/Ilustrador: Elaine Oliveira), Mansidão, a vaquinha de estimação (autor: Arlene Holanda/Ilustrador: Cecília Andrade), A Lenda do Labirinto (autor: Audifax Rios/Ilustrador: Susana Paz), Um Museu Encantado (autor: Concy Bezerra/Ilustrador: Manuel Neto), O Tesouro da Felicidade (autor: Klevison Viana/Ilustrador: Jackson Simões), Um Sapo Dentro de Um Saco (autor: Marcos Mairton/Ilustrador: Eduardo Vieira), Livro de Pedra (autor: Társio Pinheiro/Ilustrador: Cristiano Selo), Dona Baratinha e seu Casório Atrapalhado (autor: Arievaldo Viana/Ilustrador: Selma Ginêz e Marisol Albano), O Menino Adivinho (autor: Guaraciara Barros Leal/Ilustrador: Francerli), Um Boneco Chamado Mamulengo (autor: Graça Freitas/Ilustrador: Vitória Alves e Newton Dias), Um Duelo Diferente (autor: José Mapurunga/Ilustrador: Hélio Rocha), Povo de Barro (autor: Ricardo Guilherme/Ilustrador: Maria, Socorro e Lourdes Cândido), A Casa de Todos e de Ninguém (autor: Raymundo Netto/Ilustrador: Tarcísio Garcia), O Escravo do Escravo Jubo Juboga (autor: Arlene Holanda/Ilustrador: Lana Guerra), O Big Bang em Cordel (autor: Fernando da Paixão/Ilustrador: Sérgio Melo), A Batalha de Jericoacoara (autor: Daniel Adjafre/Ilustrador: Ronaldo Almeida), O Decreto da Raposa (autor: Matilde Mariano/Ilustrador: Cardoso Jr) e Cavalo de Talo, Boneca de Milho (autor: Rouxinol do Rinaré/Ilustrador: Inácio Braúna)