Fundação Demócrito Rocha – Coleções
Autor: Flávio Paiva
Jornalista, escritor e compositor, Flávio Paiva nasceu em Independência, no sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. Cronista, adora viajar pelas praias e observa o quanto é curiosa a semelhança entre a história do jangadeiro e a do vaqueiro. Ambos, em sua opinião, vivem em um mundão sem fim. Um, domando a vela da jangada sobre as águas do mar, o outro, segurando o cabresto do cavalo na paisagem seca da caatinga. Autor de vários livros e discos, para criança Flávio escreveu e compôs, Flor de Maravilha, Benedito Bacurau, Titico achou um anzol, A Festa do Saci e Fortaleza, de dunas andantes a cidade banhada de sol.
Ilustradora: Avany Oliveira
Artesã, trabalhando há 25 anos com areia colorida, artesanato originário das praias cearenses, Avany está constantemente presente em feiras de artesanato e nas exposições de divulgação do Ceará Turístico, em outros estados brasileiros e no exterior. Habilidosa na arte de desenhar paisagens, pessoas e animais com areia, dentro de recipientes de vidro, é muito requisitada a dar oficinas e cursos profissionalizantes. Especialmente identificada com a temática abordada em Jangadeiro Pequenino, é dela também a vinheta Garrafa de Areia da TV O POVO.
Sinopse:
Era uma vez um menino, era uma vez um peixinho, uma história de amizade, de muito amor e carinho, entre um vivente da terra e um vivente marinho… De forma lúdica, a partir de uma série de abordagens poéticas, Flávio Paiva mergulha na beleza que faz parte da vida do jangadeiro, na dança incessante das águas do mar, nas ondas que repetem os sons das vozes que se calaram, trazendo de longe o silêncio das jangadas que não voltaram.