Site do Vereador Guilherme Sampaio, 29/10/2007

Projeto de lei que fixa o dia 31 de outubro como dia do Saci foi aprovado nesta quarta-feira, dia 31. À noite, Guilherme participa de debate no Dragão do Mar sobre o tema

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quarta-feira, 31, projeto de lei do vereador Guilherme Sampaio (PT) que institui a data como o Dia Municipal do Saci.

A partir de uma provocação do jornalista Flávio Paiva, o parlamentar deu entrada na Câmara Municipal ao projeto de lei (0189/07) para a criação da efeméride. Além de homenagear um dos personagens mais tradicionais do folclore brasileiro, o intuito da proposição é fazer com que, na Capital, ao invés de ser comemorado no 31 de outubro o Halloween, festa norte-americana, seja celebrado o dia de uma lenda genuinamente brasileira.

Segundo Guilherme, o dia seria do Saci, mas a intenção é resgatar as tradições do folclore brasileiro de uma forma geral e festejar as figuras mitológicas da cultura nacional, promovendo e incentivando a leitura e elaboração de obras comprometidas com os valores e raízes nacionais.

“A intenção deste projeto é ensinar às crianças, que o País também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras”, diz Guilherme. “Temos que afirmar quem somos. queremos fazer o bom combate cultural, evocar nos espaços públicos estes mitos que tanto têm a ver com nossa identidade, nossas raízes culturais”, ressalta.

Para o jornalista Flávio Paiva, a festa do Dia do Saci é um “contraponto à expansão do consumismo no Brasil” e uma oportunidade de aproximação com o mais autêntico imaginário brasileiro.

Homenagem é tema de debate no Centro Cultural Dragão do Mar
Hoje, dia 31, as secretarias de Cultura do Estado e Município realizaram extensa programação na Biblioteca Pública Menezes Pimentel em comemoração ao Dia do Saci. Às 19 horas, a efeméride é tema do debate “Saci x Halloween: a guerra do mitos”, às 20 horas, no Centro Cultural Dragão do Mar.

Participarão da discussão o Secretário da Cultura do Estado, Auto Filho, o jornalista Flávio Paiva, do Diário do Nordeste, Antônio Vicelmo (do Diário do Nordeste no Cariri), o vereador Guilherme Sampaio, autor do projeto de lei que cria a efeméride e Fátima Limaverde da Escola Viva.
Fonte: http://www.guilhermesampaio.com.br/noticias/texto.asp?ID=514