Instituto Alana – Criança & Consumo, Outubro de 2007

Crianças compram desesperadamente sem imaginar que foram fisgadas pelo plano diabólico da Mente Rosa. Num mundo em que se perdeu o gosto pelas histórias populares e pelas fantasias do universo infantil, a narrativa do escritor cearense Flávio Paiva sobre a tentativa de resgatar as crianças da ilusão do consumo é um alento. O livro A Festa do Saci, que será lançado no dia 27 de outubro na livraria Cortez, em São Paulo, conta a descoberta de criaturas presas dentro de uma máquina de escrever que tentam combater a vilã Mente Rosa.

Na história de Flávio Paiva, todos os fatores que seduzem e induzem ao consumismo se reúnem em uma personagem só. As criações infantis, as fábulas e os mitos regionais são aprisionados e desaparecem da vida das crianças para que a Mente Rosa tenha total controle sobre elas. A figura travessa do Saci surge, então, como um resgate da infância. Ao invés do Halloween, festa tipicamente norte-americana, propõe-se o Dia do Saci, comemorado oficialmente no Brasil desde 2005 no dia 31 de outubro.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, Flávio Paiva é autor e compositor de diversos livros e CDs infanto-juvenis e colunista do Diário do Nordeste, em Fortaleza.