O Povo – Vida & Arte, Fortaleza, CE, 18/05/2007

titico2

FLÁVIO PAIVA e as crianças do grupo de teatro do Colégio Canarinho que encenarão a história de Titico.

Por Guilherme Cavalcante

O jornalista e escritor cearense Flávio Paiva lança, amanhã, o livro infantil Titico Achou Um Anzol, que retrata, de forma lúdica, a fauna e flora nordestinas. Na ocasião do lançamento, haverá a encenação da história do livro. 

Existem livros e livros infantis. Uns falam de bruxas e florestas encantadas e outros vão muito além da retratação de uma simples história lúdica. Seguindo o segundo exemplo, o jornalista e escritor cearense Flávio Paiva escreveu seu quarto livro direcionado ao público infantil, Titico Achou Um Anzol, que será lançado amanhã (19), no colégio Canarinho. Em meio aos pouquíssimos livros infantis que descrevem o sertão, o autor ressalta a fauna e flora da caatinga cearense de forma idealizada e trabalha a valorização e visibilidade da cultura ecológica regional. 

O livro, que traz ilustrações de Válber Benevides, conta a aventura familiar do preá Titico, que após encontrar um anzol de pesca, tem idéias mirabolantes sobre como utilizá-lo e parte para grandes aventuras. O personagem também é caracterizado através da curiosidade aguçada: a descoberta de novos animais no habitat de Titico constrói a narrativa, que esmiúça e caracteriza elementos intrínsecos do nordeste brasileiro, principalmente da caatinga. Hábitos típicos do interior do estado, como tomar banhos em açudes, também são retratados com excelência na prosa de Titico Achou Um Anzol. 

O autor do livro, Flávio Paiva, diz que a justificativa do livro acontece diante de um mundo que é belo, no caso, a caatinga, mas que não é conhecido pela beleza e sim pela miséria e pobreza. “O sentimento mais forte na construção deste livro é a necessidade de passar para as pessoas que precisamos enxergar melhor a riqueza, a diversidade, o sentido de vida que existe atrás da caatinga, que é essencialmente brasileira, só tem aqui. São vegetações únicas, o semi-árido daqui é o mais habitável do planeta. E as criatura que vivem lá merecem ser apreciadas”, explica o escritor. 

Flavio conta, a propósito, que desde que foi pai pela primeira vez teve essa preocupação com a formação cultural dos filhos. “Não queria que eles tivessem uma visão tão estreita, tão limitada de um mundo que tem uma riqueza própria, que tem a sua exuberância”, acrescenta. De fato, nascido no sertão do Inhamuns, Flávio cresceu no mesmo cenário de Titico e se inspira nos amigos de infância – os bichos. “Nasci no sertão. Toda a história de Titico se dá em Independência, na região de Inhamuns. Todos esses bichos conviveram comigo e cada um tem uma particularidade”, acrescenta. Para enriquecer mais ainda essa homenagens aos amigos de infância de Flávio Paiva, uma surpresa: amanhã, na ocasião do lançamento do livro, haverá, também, uma releitura teatral da obra de Flávio, realizada pelo Grupo de Artes do Colégio Canarinho e dirigido por Marconi Basílio.

SERVIÇO 

Lançamento do livro Titico achou um anzol, de Flávio Paiva. Neste sábado (19), às 10h30, no Instituto Educacional O Canarinho (rua Barão de Aracati, 1552 – bairro Aldeota). Na ocasião, o livro estará à venda por R$ 19,30. Maiores informações: 3252-2050/ 3252-3706