O Povo – Clubinho – 8 a 14/01/2006

Juliana Girão

O Lucas, de seis anos, e o Artur, de quatro, são garotos de sorte. Acredita que o pai deles, o escritor e jornalista Flávio Paiva, já fez até livro em homenagem a eles? Primeiro foi o Flor de Maravilha, lançado em 2004, depois o Fortaleza de dunas andantes: a cidade banhada de sol, de 2005. Agora o Flávio acaba de lançar Benedito Bacurau – O pássaro que não nasceu de um ovo. Imagine só virar personagem de história infantil?! Pois é exatamente isso o que acontece ao Lucas e ao Artur nesses livros. No Benedito Bacurau, o mais recente, os meninos aparecem, por exemplo, na históriaA brincadeira sem pé nem cabeça, em que o pai escritor conta como “brincou de brincadeira”, ou melhor, como inventou um jogo sem pé nem cabeça com os dois filhos.

Para ser bem sincera, o mais legal desse último livro não é a participação do Lucas e do Artur nas histórias, mas, a de uma corujinha danadinha chamada Benedito Bacurau. Ela é personagem principal do livro e aparece em todas as histórias trazendo alegria e muita imaginação. Ela chega e, com um poder mágico, deixa todo mundo desconcertado, sorridente, feliz. Para falar a verdade, ela não é bem uma corujinha, é o espírito brincalhão da infância que chega sem dar aviso. Coisa que é sempre muito bem-vinda, né?! A corujinha, com as mais variadas traquinagens, leva o leitor a passear por histórias de festas populares, centros urbanos, céus estrelados, brincadeiras escolares, dramatizações e valores como a amizade e o respeito ao meio ambiente. Só para citar um exemplo, em uma das histórias, chamada Disfarçado na Charanga, o Benedito Bacurau se mete numa bandinha de música e se disfarça de todos os instrumentos: tuba, saxofone, trombone, clarinete, zabumba. O resultado dessa metamorfose toda? Uma diversão só. As pessoas não paravam de dançar, cantar e de descobrir um bacurau dentro de si.

Benedito Bacurau – O pássaro que não nasceu de um ovo (italico) é recomendado para você despertar sua alegria e imaginação, independente de sua idade (mesmo para quem é adulto!). O livro conta com ilustrações super lindas, feitas em aquarela pelo artista plástico cearense Estrigas, e vem com um CD narrado pelo artista pernambucano Antônio Nóbrega. A dica é ler o livro enquanto escuta o CD. Você vai ver como é legal. Até porque o Antônio Nóbrega é um talento só e faz uma leitura e tanto das histórias. Se você preferir, pode chamar seu pai, sua mãe, seus avós ou até aquele seu tio mais querido para deitar depois de um dia de trabalho e escutar as histórias do Benedito Bacurau. A preguicinha junto vai ser aconchegante. Aí é só fechar os olhos e fazer das histórias do Bacurau uma sementinha para sua imaginação.

bacurau

Benedito Bacurau, o pássaro que não nasceu de um ovo, do escritor cearense Flávio Paiva. Com ilustrações do artista plástico Estrigas e CD com narração do multiartista pernambucano Antônio Nóbrega. Prefácio do cronista e psicanalista Rubem Alves. 56 páginas. Cortez Editora. 2005. À venda na loja Caixa de Brinquedos, no Shopping Avenida. Preço: R$ 36,00.