DIÁRIO DO NORDESTE. Segunda-feira, 8 de outubro de 2001

flordemaravilha_parque

Ao som de músicas dos CDs “Samba-le-lê” e “Bamba-la-lão” a criançada dançou e brincou nas dependências do parque

O show “Flor de Maravilha” reuniu crianças, pais e vovós ao redor de músicas dos CDs “Samba-le-lê” e “Bamba-la-lão”. Entre músicas e brincadeiras, o palhaço Lambinha apresentou a todos o livro que dá título ao espetáculo. Tudo em clima de entardecer, sábado último, no anfiteatro do Parque do Cocó.

As músicas foram interpretadas pela cantora Olga Ribeiro, acompanhada por um coro de 16 vozes, composto por crianças de 5 a 12 anos. O livro e as 21 composições são de autoria do jornalista Flávio Paiva.

O espetáculo infantil é apenas uma das formas de utilização das músicas dos CDs encartados no livro, explica Flávio Paiva. Na verdade, o livro nasceu destinado aos arte-educadores. Sejam pais, parentes, professores, facilitadores de aprendizagem em creches e estabelecimentos informais de educação.

Paiva esclarece, entretanto, que não se trata de um livro didático em sentido restrito. Suas aplicações podem ocorrer no ambiente de casa, sem maiores pretensões, quando o que se quer mesmo é a pura diversão.

No livro, para cada música consta um texto a sugerir usos para a canção. Há uma ilustração exclusiva, ora do mestre em engenharia de brinquedos Antonio Jáder (Dim), ora da artista plástica Nice Firmeza, cujas criações originais são bordados sobre cambraia de linho. As músicas estão cifradas para violão, mas o livro contém ainda a melodia principal. Isso facilita seu uso por corais.

Cem exemplares do livro estão sendo colocados em estabelecimentos integrantes do projeto Coelce nas Escolas. A concessionária de eletricidade editou o livro com base na lei estadual de incentivo à cultura. O palhaço Lambinha foi criado para levar às escolas a idéia de consumir eletricidade sem riscos e com economia.