NelSons – Notícias – 14/12/2006
Show gratuito acontece nos Jardins do Theatro José de Alencar em Fortaleza
Assessoria Dégagé imagem texto voz – degage@fortalnet.com.br
Em janeiro de 2004 o Theatro José de Alencar lançou o projeto Sexta de Música, que a cada apresentação atraiu mais de 800 pessoas à Praça Mestre Pedro Boca Rica, no anexo da casa. Na platéia, universitários, estudantes e freqüentadores do TJA, que sempre às sextas-feiras, às 18h30min, ao final de suas atividades, optavam por um happy hour com boa música, chegando, por diversas vezes a somar um público circulante superior a mil pessoas por apresentação.
Durante seis meses, entre os meses de outubro de 2005 a março de 2006 o Sexta de Música teve patrocínio da Natura, por ter sido um dos seis selecionado entre mais de 200 projetos inscritos de todo o Brasil. Nesse período, foram 21 shows, contemplando 27 bandas cearenses.
Essa parceria resultou no DVD Sexta de Música, que tem pré-lançamento na terça-feira, dia 19 de dezembrode 2006, às 20 horas nos jardins do TJA, com entrada gratuita. O DVD
conta com oito dos 27 grupos que se apresentaram, escolhidos por uma curadoria, entre os mais afinados com a proposta de ter um trabalho autoral, fazendo uma conexão entre a música regional de raiz e a música contemporânea. No pré-lançamento, as oito atrações se revezarão em dois palcos nos jardins do TJA.
Bandas presentes no DVD Sexta de Música
William Rodrigues
Músico sobralense, legítimo representante do movimento regional, busca nas matrizes culturais nordestinas a inspiração para sua música. O caráter experimental marca o seu processo criativo, desde a produção de instrumentos artesanais com material alternativo, até a sua poesia ao mesmo tempo simples e sofisticada.
Quinteto Agreste
De 1974 a 1987, a cantoria e o reisado conviveram sobre o palco com o teatro, através de poesias de autores locais nas apresentações do grupo Quinteto Agreste. Por motivos profissionais, a banda se desfez. Mas o grupo deixou marcas na história da cultura cearense, bem como na memória de seus componentes. Em 2003 nasceu a decisão de voltar aos palcos para alegria daqueles que apreciam a boa música cearense.
Consciência Armada
O grupo é consagrado no Ceará dentro do movimento hip-hop apresentando uma mistura de rap com músicas regionais. Foi um dos primeiros a valorizar o bom hip-hop com a cara do Nordeste.
Maracatu Vigna Vulgaris
Repertório inspirado na cultura popular e sonoridades regionais. O Vigna Vulgaris mistura o tradicional e o contemporâneo, numa fusão de ritmos e de imagens, mesclando o sagrado e o profano em uma festa de sons e cores. O maracatu tradicional ganha uma nova roupagem e se funde a outros ritmos nas apresentações da banda.
Eletrocactus
Difundir a cultura cearense através de um diálogo amistoso com as mais díspares tendências da música regional, brasileira e mundial, esta é a proposta latente em cada acorde entoado pelos músicos da banda Eletrocactus, cujas canções trilham caminhos em busca da afirmação de um povo. Eletrocactus mergulha na identidade cearense.
Dona Zefinha
A banda Dona Zefinha está na estrada desde 2001 e nasceu da veia cênica do diretor e compositor Orlângelo Leal, carregando uma combinação artística singular de interpretação teatral que se manifesta através de sons e melodias. No palco seus integrantes cantam com o corpo e buscam inspiração nos folguedos brasileiros.
Dr. Raiz
Originário do Cariri, região sul do Estado do Ceará, o Dr. Raiz vem desde 1998 desenvolvendo um trabalho de identidade através da vivência com os grupos locais de cultura popular tradicional. Construindo, assim, sua autenticidade a partir da leitura e releitura de seu regionalismo, Dr. Raiz leva aos palcos a magia dos reisados, lapinhas e pastoris, o ritmo das bandas cabaçais e uma forte e empolgante dose do que há de melhor em nossa música, como forró pé-de-serra, o maracatu, o coco, o maneiro-pau, a embolada e a cantoria.
Brincantes do Cordão do Caroá
O Cordão do Caroá é um movimento social que vivencia, na tradição popular, os conhecimentos e expressões da nossa cultura, valorizando aspectos que fazem parte da memória, do patrimônio imaterial e simbólico, do conjunto de gestos, das danças e dos significados do complexo mundo imaginário dos artistas populares nordestinos.
SERVIÇO
DVD Sexta de Música – Show de pré-lançamento
Dia – 19 de dezembro de 2006 – Terça-feira
Horário – 20 horas
Local – Jardins do Theatro José de Alencar em Fortaleza
Shows com as bandas Quinteto Agreste, Consciência Armada, Maracatu Vigna Vulgaris, Eletrocactus, Dona Zefinha, Dr. Raiz, Brincantes do Cordão do Caroá e William Rodrigues.
Entrada Franca
Assessoria Dégagé imagem texto voz
Eugênia Nogueira e Sônia Lage – Celulares:(85)9989.3913 e (85)9989.5876
Informações para Imprensa: Sônia Lage e Cidicley Miranda (8889.4202)
Núcleos: Assessoria de Imprensa -(85)3261.7009 fax(85)3264.2061 e Clipagem -(85)3221.1783