Jornal de Brasília, Música, 04/02/1998
Depois do Verão Musical, o Le Bistrot Café lança mais um projeto que promete movimentar as noites da cidade com shows de qualidade
Marcelo Beluco
Após o sucesso do Verão Musical, projeto que, aproveitando o curso de verão da Escola de Música de Brasília, trouxe para o Le Bistrot Café músicos eruditos e populares de alto nível, começa a partir de hoje, uma nova temporada de shows, denominada Todos os Tons.
Será mantido o mesmo ecletismo do projeto anterior, com os mais variados gêneros musicais. Estão agendados nomes como o do guitarrista Kadú Lambach, da Brasília Blues Band, a viola caipira de Marcos Mesquita, o grupo Antiqua de música barroca, chorinho com o Sopro e Cordas e muito mais.
Além das expressões locais, gente de fora como Tadeu Franco, Daniel Soares, Zé Luiz Mazziotti, Renato Andrade, Raul Mascarenhas e Claudete Soares, também se apresentarão, ajudando a compor um espaço importante para a expressão de músicos já consagrados e outros, não tão conhecidos.
O projeto Todos os Tons será iniciado por uma voz nascida no Ceará, residente daqui. A partir das 22h, a cantora Olga Ribeiro estará lançando o CD Pão e Poesia, acompanhada por Eugênio Matos (teclados), Ocello Mendonça (violoncelo) e Jorge Macarrão (percussão).
O disco, segundo de Olga Ribeiro (que em 1993 lançou América , centrado nos 500 anos de colonização), tem uma característica interessante: todas as músicas trazem, em algum trecho, a palavra pão. São dez faixas, bem selecionadas, onde a cantora interpreta Conversa de Botequim (Noel Rosa/Vadico), O Cio da Terra (Milton/Chico), É Pão ou Não É (Ary Barroso), a que dá nome ao disco, Pão e Poesia (Moraes Moreira/Fausto Nilo), Todo o Amor Que Houver Nessa Vida (Frejat/Cazuza), entre outras.
O CD, bem gravado e arranjado, é uma produção da Plural de Cultura, com coordernação artística de Flávio Paiva e direção musical de André Magalhães. As músicas são interpretadas com personalidade e compõem, devido à variedade do repertório, um disco caracteristicamente brasileiro.
Olga Ribeiro foi revelação nos festivais estudantis em Fortaleza dos anos 70, integrante da Banda Pré-Histórica das Moças Donzelas e fez turnê nos EUA com o Quart’ETON; além de ter cantado ao lado de Zezé Motta e Joyce e participado do Projeto Pixinguinha.
Amanhã, Frank & Company tocam músicas internacionais e, na sexta, Reinaldo de Holinda e Banda apresentam show onde a música caipira dará o tom. Ambas as apresentações acontecem às 22h. O Le Bistrot Café fica no setor Hoteleiro Norte (Metropolitan Flat); reservas pelo 327-1794