A inadiável festa do Saci
RIVISTA do Mino, Edição 73 – 2007

Correm aos pulos as manifestações por todo o Brasil em favor da instituição do dia 31 de outubro como o Dia do Saci. Qualquer semelhança com a data em que é comemorado o Halloween estadunidense terá sido mero propósito. A produção de um contradiscurso capaz de desorganizar o avanço dessa festa de falsas bruxas, introduzida nos países periféricos do consumismo global pelos cursos de inglês, conta com redemoinhos de “saciólogos” indignados.

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Infância e consumo 
Flávio Paiva – Especial para RIvista

Rá Tim Bum
A TV Rá Tim Bum está com dois novos programas de qualidade para crianças: o Lanterna Mágica transmite filmes de curta-metragem e o Pequenos Cientistas aproxima a meninada do mundo fantástico da ciência. Pena que os meninos e as meninas do Ceará não tenham acesso a essa programação. TVA, Net e Sky estão aptas a transmitir, mas precisam de mais pressão dos seus assinantes para valorizar esse tipo de conteúdo. A programação de televisão infantil no Brasil é tão precária que não faz sentido manter tal bloqueio.

Dieta do palhaço
Um grupo de crianças de 3 a 5 anos recebeu cinco pares idênticos de alimentos para dizer qual deles era o mais gostoso. As embalagens eram todas parecidas, mas havia uma que tinha a marca do McDonalds. Esta foi a apontada por 60% das crianças pesquisadas como tendo um sabor melhor. O estudo da Universidade de Stanford, EUA, publicado na revistaArchives of Pediatrics & Adolescent Medicine está sendo utilizado em uma campanha para dar um basta na propaganda de alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, dirigida a infância. 

Coisa boa
As televisões estão mostrando no rodapé da tela as informações com a faixa etária adequada para cada programa exibido. Essa é uma grande vitória da mobilização da sociedade civil, pois oferece a pais e filhos parâmetros mínimos para o uso da tevê. Cada categoria da Classificação Indicativa tem uma recomendação de horário de exibição: livre e 10 anos (qualquer horário), 12 (após às 20h), 14 (após às 21h), 16 (após às 22h) e 18 anos (após às 23h). Os estudantes da disciplina de Produção Publicitária em Rádio, do Curso de Publicidade da Universidade de Fortaleza prepararam uma campanha para o rádio sobre o assunto e o Departamento de Classificação do Ministério da Justiça aprovou a iniciativa e vai certificar os alunos que participaram da produção.

Saciologia
Na História em Quadrinhos publicada na revista da Ri Happy do último trimestre o Curupira faz uma reclamação de que temos no Brasil uma mania de só valorizar o que vem de fora. A Mula-sem-cabeça e o Negrinho do Pastoreio lamentam que enquanto nos Estados Unidos o Halloween é um dia especial aqui os nossos mitos estão bem esquecidos. Rola uma festa bem animada, com a presença de vários seres fantásticos e, no final, o Lobisomem finca uma placa na grama denominando aquela diversão de “1ª Reunião Nacional das Lendas do Brasil”. Não deixa de ser um bom sinal de “saciologia” do Solzinho, a clarear os redemoinhos que levam à Festa do Saci, marcada para o dia 31 de outubro, mesma data do evento das bruxas do Halloween.

Transformers
O comum nas estratégias de mercado da grande indústria cultural tem sido a sincronização do lançamento de filmes com a venda de brinquedos, álbuns de figurinhas e material escolar referentes a cada produção cinematográfica. Com o filme Transformers (Michael Bay) aconteceu o contrário: o filme foi criado em decorrência dos autobots , como são chamados os bonecos de carros que viram robôs ou talvez seja de robôs que viram carro; não importa, afinal eles se espatifam em explosões e enfrentamentos, suportados por um enredo puramente artificial, no qual a magia do cinema cede espaço para os efeitos da propaganda.

Inadequado
Aumenta o desconforto de pais e mães com relação aos trailers para adultos que antecedem às sessões de cinema infantil. Cenas de violência e de sexo são mostradas com tanta agressividade que a meninada pára de comer pipoca para tentar entender bem o que é aquilo mesmo.

Chumbo nos brinquedos
O aumento da consciência cidadã na cabeça dos consumidores é um fato dos novos tempos que está mexendo também com os fabricantes de brinquedos. A excessiva quantidade de chumbo, identificada nos brinquedos das linhas Polly, Barbie e Batman, levou a maior empresa de brinquedos do planeta, que é a norte-americana Mattel, a tentar tirar do mercado brasileiro cerca de 850 mil produtos. No mundo, esse número passa de 18 milhões de unidades contaminadas por essa substância altamente tóxica que é o chumbo. Os brinquedos da Mattel, como tantos outros do “mundo plano”, são feitos na China, com base em um certo tipo de mão-de-obra escrava, o que significa dizer que o “chumbo” não entra somente nos brinquedos.