Fortaleza de dunas andantes a cidade banhada de sol
Blog Só Pra Historiar, 22/07/2009

Por Janaína Martins Bento

Fortaleza de dunas andantes a cidade banhada de sol Você sabia que Fortaleza tem uma história muito curiosa e cheia de grandes aventuras? Quais os segredos dessa cidade solar tão marcada por ataques e resistências, caso de amor, de destemor e por todos os feitos e jeitos da espirituosa e acolhedora gente cearense?

São essas as perguntas lançadas na contra-capa desse livro. Tais perguntas são respondidas através de uma leitura fácil e gostosa proporcionada por essa obra.

A encantadora Fortaleza explica que a cidade vem de “forte”, de lugar marcado por ataques e resistências. Vem de muitos casos de conquistas, amor, destemor, e de todos feitos e jeitos de uma gente espirituosa e acolhedora. As lindas ilustrações acrescentam à obra um poderoso estímulo à leitura. Assim começa a história de Fortaleza, local de belos acontecimentos e também de um povo sofrido e valente que construiu e constrói dia-a-dia esta cidade.

E uma obra muito interessante para fazer a introdução aos estudos históricos sobre a cidade de Fortaleza (capital do Ceará, onde moro e leciono). Como já mencionado anteriormente, a leitura é muito boa, bem “digestiva”. Faz com que o leitor se interesse em querer se aprofundar na história da cidade.

Uma boa opção para trabalhar com aqueles alunos que acham a disciplina de História MUITO chata e sem graça. O livro foi idealizado e patrocinado pela Prefeitura de Fortaleza em razão da comemoração dos 280 anos da cidade (12/04/2006).

Ele foi lançado em 2005 e distribído à todas as escolas públicas do município. Uma pena o livro não ter sido escrito por um historiador, na verdade acho que nenhum historiador foiconsultado, se foi não há menção disso pelo autor nem nos dados técnicos do livro. Mesmo assim o livro é bem interessante.

Ficha técnica:
FORTALEZA DE DUNAS ANDANTES A CIDADE BANHADA DE SOL
Autor: FLAVIO PAIVA
Editora: CORTEZ
ISBN: 8524911336
Assunto: INFANTO-JUVENIS – LITERATURA INFANTIL

Fonte: Blog Só Pra Historiar