Uma das mudanças ocorridas no consumo de música na era digital foi a perda significativa da escuta do conjunto de faixas preparado pelo artista em forma de álbum para oferecer a seus fãs. A personalização das playlists, sejam elaboradas pelo usuário ou definidas por algoritmo, tem sido a tônica da organização de conteúdo musical reproduzido nas plataformas de streaming.
Muitos artistas e bandas já nem se preocupam com a unidade contextual das faixas musicais, haja vista que elas tendem a ser ouvidas separadamente. Embora ciente dessa realidade e satisfeita com a crescente adição de suas músicas em playlists, a banda Little Fuss estreia com um álbum conceitual, que tem introdução, crônicas existenciais de juventude e um desfecho.
O disco Girls at Parties está distribuído desde 19/01/2023, com 10 músicas sobre jovens em festas. São 32 minutos de narrativa sussurrante e potente que relatam experiências de garotas em situações de constrangimentos sociais, amor não correspondido e estranhos humores cotidianos. Cada música traz um episódio. A faixa título questiona remanescências do comportamento feminino que afirmam estar tudo bem, mesmo quando não está.
A literatura e a arte estão nas entranhas da atitude da Little Fuss. A composição “I Want a Secret”, que aborda a vontade de participar de algo, estando-se do lado de fora, foi inspirada no livro “A Room Called Earth”, da escritora australiana Madeleine Ryan. Em “A Modern Olympia”, a banda alude à subversão ao nu idealizado do realismo feita pelo pintor francês Paul Cézanne (1839 – 1906) quando ‘Olympia’ se tornara uma gíria parisiense para prostituta.
A Little Fuss é formada por quatro jovens estadunidenses e por um brasileiro: o guitarrista Cody Von Lehmden (24) é de Fort Jennings; a cantora e guitarrista Olivia Martinez (21) nasceu em Columbus; a baixista Delia Martin (20) é natural de Nova York; e o baterista Vitor Oliveira (24) é de Fortaleza. Todos escutam diferentes tipos de música, mas se aproximam mais nas preferências por bandas como Gorillaz, Hole, Modest Mouse, Wolf Alice e The Neighbourhood.
Tudo começou quando Cody e Olivia se conheceram na Espanha em 2020, momento em que tiveram que retornar aos Estados Unidos por força da pandemia de covid-19. Ambos fazem faculdade em Boston, onde Vitor estuda música. Daí surgiram as afinidades musicais e a aproximação com Delia. E a Little Fuss, que inicialmente era uma dupla, passou, na segunda metade de 2022, a ser uma banda e a fazer shows em Boston e em cidades dos estados vizinhos de Nova Iorque, New Hampshire e Rhode Island.
A perspectiva criativa inquieta sobre a música pop desenvolvida pela Little Fuss já levou a banda a ser convidada para participar do Boston Calling, aclamado festival de música indie e pop rock que acontecerá em maio de 2023 (26 a 28), no mesmo dia da apresentação da banda Foo Fighters e do trio de art-punk Yeah Yeah Yeah. Nos demais dias, juntamente com artistas da região da Nova Inglaterra, estarão, entre outras e outros, a cantora Alanis Morissette e a banda de rock alternativo Paramore.
Na dinâmica criada pelo sussurro, relacionando canções entre si e com substância literária e visual em álbum pop, a Little Fuss experiencia a criação artística como quem inicia um livro com a página em branco ou a pintura de um quadro a partir da tela limpa. Assim nasceram as parcerias de Cody e Olivia para as composições de Girls at Parties e a arte da capa, em azul, preto, rosa-púrpura e ornamentos laterais, referenciada na obra do ilustrador inglês Aubrey Beardsley (1872 – 1898). Little Fuss é art pop!!!