CIDADANIA ORGÂNICA
Um conceito para a integridade cultural, ambiental, espiritual e política.
“O cidadão orgânico é de um lugar, não de uma classe, e não precisa ser um intelectual, nem ter atuação partidária; age porque o todo lhe interessa, porque se sente parte do todo. É universal porque associa o futuro do planeta ao seu futuro e vice-versa (…) Aquele que tem uma experiência autêntica, para com ela existir de forma integrada à natureza” (Revista Fale!, mar/2009)
“… É alguém que não se limita às categorizações de classe, poder, escolaridade e de primazia histórica, para levar a efeito o seu sentimento, valor e senso de possibilidade diante da vida e do viver. (Diário do Nordeste, 29/03/2012)
–
CULTURA EM 4D
Uma hipótese de sentido para a chamada Economia Criativa.
“O intangível, o renovável, o conteúdo artístico e cultural assumem o posto de matéria-prima mais cobiçada da economia pós-crescimento (…) E isso requer que nos conheçamos, nos curtamos e nos respeitemos em uma nova lógica política, que passa por quatro dimensões culturais complementares e interligadas, que estou chamando de Cultura em 4D: 1) Cultura para o lugar onde a vida acontece; 2) Cultura para quem faz cultura; 3) Cultura de trocas; 4) Cultura para quem chegar. (Diário do Nordeste, 13/09/2012)