convite-invocado-em-sampa

INVOCADO EM SAMPA
Que música é essa, hein? O que é isso?

As mudanças ocorridas nos meios de transmissão de dados e informações, com a potencialização do mundo digital e da cultura de comunicação em rede criaram as possibilidades de ampliação do usufruto da vastidão criativa da música brasileira. 

É nesse cenário de ressignificação que o Itaú Cultural realiza no próximo dia 15 de agosto, às 20horas, o show de lançamento do livro-CD Invocado – um jeito brasileiro de ser musical (Armazém da Cultura), do jornalista Flávio Paiva, que tem prefácio do músico e produtor Edson Natale.

O lançamento-espetáculo, que traz um olhar inovador sobre a música brasileira, a partir da noção de conectivos cruzados, é parte integrante da programação Toca Brasil em consonância com a Ocupação Elomar que está acontecendo na Sala Itaú Cultural (de 18 de julho a 23 de agosto2015).

Dentro do propósito de curtir e pensar a música brasileira na atemporalidade dos seus intercâmbios afetivos e de diversidade inventiva, o show Invocado combina as linguagens da música, do teatro, da dança e da literatura para compartilhar um repertório divertido e reflexivo.

No show, a cantora Fanta Konatê, da Guiné Conacri, integrante do projeto Invocado, interpreta juntamente com a Banda Dona Zefinha, a música “Dança de Negros – Batuque”, composta em 1887 pelo maestro Alberto Nepomuceno para aproximar música de tambores da música de câmara, e que recebeu letra da própria Fanta Konatê em parceria com André Magalhães e Flávio Paiva, num diálogo musical dos povos das savanas com as gentes brasileiras.

Em cada cidade que se apresentam os Invocados convidam um artista ou grupo local, que tenha a espirituosidade fazedora, para uma participação especial, interpretando com a banda uma música do repertório do livro-cd Invocado e uma de seu próprio repertório. A convidada paulistana é a cantora Suzana Salles, que cantará Flor do Mamulengo (Luiz Fidelis) e, solo, Sampa Midnight (Itamar Assumpção).

IMPERDÍVEL essa invocatice aberta a quem se interessa pelas diferentes experiências musicais de sucesso fora dos critérios condicionados pela indústria cultural no Brasil e descoladas da linearidade cronológica comumente adotada pela historiografia da nossa música.

Recomendado para quem não tem medo de perder o juízo!!!

CONTATOS
Orlângelo Leal – Diretor Artístico do CD e líder da banda Dona Zefinha
Tel./WhatsApp (88) 98811-1630 /// E-mail: orlangeloleal@yahoo.com.br 

Flávio Paiva – autor do livro e curador do CD e do show Invocado
Tel./WhatsApp (85) 98107-3113 /// E-mail: flaviopaiva@fortalnet.com.br

Livro-CD
Invocado – um jeito brasileiro de ser musical
Autor: Flávio Paiva
Editora: Armazém da Cultura
ISBN: 978-85-8492-000-6
Número de páginas: 256
Preço de capa: R$ 55,00