De forma lúdica, a partir de uma série de abordagens poéticas, Flávio Paiva mergulha na
beleza que faz parte da vida do jangadeiro, na dança incessante das águas do mar, nas ondas
que repetem os sons das vozes que se calaram, trazendo de longe o silêncio das jangadas que não voltaram.

Ilustrações: Avany Oliveira


Explorando o texto

Você gosta do mar? O que mais aprecia fazer quando vai à praia? Segundo o poema Brincantes quais as brincadeiras preferidas pelo personagem e seus amigos?

O menino do poema Amizade é filho de jangadeiro. Ele se considera um pequeno jangadeiro, assim como o pai. E você, o que pensa sobre a profissão dos seus pais?

A casa é um lugar muito importante para todos nós. Existem muitos tipos de residências: no campo, na cidade… A moradia é um direito de todo cidadão, está escrito na Constituição Brasileira. Será que no Brasil todos têm casa para morar?

No poema Entre as casas , Flávio Paiva descreve a casa em que vive o personagem do texto. Como você imagina que ela é? Faça desenhos.

Vamos brincar de observar as nuvens, assim como o personagem? Aproveite e anote e desenhe tudo que você viu e imaginou.

No poema O pedido do peixe , o peixe pede ao pescador para não pescá-lo, pois ele está cheio de ovas. O que você acha que aconteceria se pescassem as mães dos peixinhos antes de eles nascerem?

Existem leis que proíbem a pesca nos períodos em que os peixes, camarões, lagostas e caranguejos estão gerando seus filhos, isto é, estão se reproduzindo. Pesquise sobre esse assunto.

O livro é ilustrado por Avany Oliveira, com imagens em garrafinhas de areia colorida. Para fazer essas figuras, os artesãos vão colocando areia dentro de recipientes de vidro com auxílio de pequenas varinhas. Observe que nas ilustrações do livro existem vidrinhos de vários formatos. Tente classificá-los pelas cores e pelas formas (largo, estreito, comprido, curto, redondo, quadrado…).

Os animais que vivem no oceano, assim como o peixinho do poema Amizade , não sobrevivem fora da água. Por que será que isso acontece? Que tal pesquisar?

No poema Amizade , o peixinho havia ensinado o menino a nadar e pediu para que o menino o ajudasse a andar na terra. Você já aprendeu algo com algum amigo?

Já sentiu vontade de fazer uma grande aventura, como o passeio que o peixinho desejou fazer em terra?

O que você acha que o peixinho aprendeu no pouco tempo que passou fora da água?

O poema Amor de Jangadeiro é um acróstico, ou seja, cada verso é feito com uma letra da palavra Jangadeiro. Seguindo o modelo do texto, faça um acróstico para alguém que você gosta.

Comente sobre os vários significados das palavras Vela e Linha, como está posto nos poemas Vela e Linhas do Mar . Pesquise sobre outras palavras que têm mais de um significado.

Para pescar, o jangadeiro utiliza a jangada, que é uma embarcação tradicional do litoral nordestino. Pesquise os materiais que são utilizados na construção de uma jangada.

Assim como o jangadeiro, a rendeira é um dos símbolos da cultura cearense. Seus ofícios fazem parte do nosso patrimônio cultural. Pesquise sobre o trabalho da rendeira. Leve para a sala de aula uma peça que tenha renda de bilro.


Onde Encontrar

Esta edição é reservada à rede de ensino do Ceará.