Diário do Nordeste, Caderno 3, Fortaleza, 24/12/2007 

A Feira do Sebo do Ceará interfere na correria de fim de ano do Centro. O tema, este ano, é literatura infantil 

Depois das compras de Natal, até que o Centro se aproxima da movimentação normal do resto do ano. Mesmo assim, as calçadas continuam pequenas para o vucu-vucu, o entra e sai de lojas, os camelôs, as crianças presas às mãos das mães e pais. É quase uma aventura caminhar por aquelas ruas – com seus pontos de fuga, claro. Um deles é a Praça do Ferreira. Existem inúmeros bancos que permanecem na sombra durante a tarde, convidativos, e o vento que corre por ali é dos mais benfazejos. Ao lado desses atrativos, essa semana, há mais um: a Feira de Sebos do Ceará. 

A Feira começa nesta quarta, ocupando espaços da Praça, mudando a paisagem e o ritmo acelerado do Centro. Em sua terceira edição, o evento procura caminhos para descobrir “De onde vêm as Histórias Infantis”. A Feira é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e promovida pela Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi) e realizado pelo do Centro Cultural Adolfo Caminha (CCAA). 

“No nosso ponto de vista, nós temos uma população que gosta de ler”, afirma Natalício Barroso, presidente da CCAA. “O problema é que os livros são muito caros. O sebo tem a perspectiva de vender o livro mais barato, por isso a nossa proposta é vender livros de até R$ 10”, continua. E ele está certo: na primeira edição, o total de livros vendidos foram cerca de 6.500 exemplares. 

Várias atividades, destinadas ao público infantil, completam a semana. Conversas com Flávio Paiva na quarta, Socorro Acioli na quinta e Fernanda Coutinho sexta-feira, sempre às 15h; apresentação de bufões na quarta às 18h; de circo na quinta também às 18h, e no sábado e domingo a mostra de cinema infantil. 

Serviço: A Feira do Sebo do Ceará acontece de 26 a 30 de dezembro, das 9 às 19 horas, na Praça do Ferreira (Centro). Gratuito. Mais informações: (85) 9962.2935 (Natalício) 

Fonte