Lua Music

bambalalao
Álbum, com título que homenageia o ‘clássico’ infantil ‘Senhor capitão’, traz diversidade rítmica em xote, marchinha, folia de reggae e até um ‘funk-de-ninar’

A delicadeza do trabalho deste CD já começa na capa e encarte, com fotografias feitas a partir de desenhos e bordados da artista Nice Firmeza. Com suavidade, poesia e respeito, sem apelar para o politicamente correto, Flávio Paiva e seus parceiros Andréa Pinheiro, Alberto Lima, João Monteiro Vasconcelos, Ângela Linhares e Tarcisio Sadinha criam, em Bamba-la-lão, o universo da criança. É o segundo álbum infantil de Paiva, compositor, jornalista, escritor e produtor musical cearense. 

Lançado em 2001, o disco, que ganha reedição da Lua Music (www.luamusic.com.br), é dedicado a Artur, filho de Flávio com a jornalista e parceira Andréa Pinheiro. Samba-le-lê (1997), o primeiro disco dele, foi dedicado a outro filho, Lucas. Isso é um detalhe diante da magnitude do conteúdo que, com simplicidade, mas com profundeza, provoca emoções e instiga pensamentos sonhadores em temas como a relação com a natureza, mitos brasileiros e manifestações da cultura popular, e com outros, mais áridos, como em Bolhas de Sabão, por exemplo, em que fala sobre crianças abandonadas. 
Flávio explica: “Há uma necessidade de transmitir valores culturais difíceis de serem valorizados hoje em dia, quando as crianças não usufruem sequer de espaços de lazer. Esse trabalho visa as crianças que não percebem o universo em que vivem. É um convite ao deleite, a conhecer esse mundo”. 
O disco foi gravado em Fortaleza e participam Adelson Viana (piano), Aroldo Araújo (baixo), Tarcísio Sardinha (violão/direção musical), Cristiano Pinho (violão), Edson Pinheiro (trombone), Ferreira Jr (sax), Glauco Ferreira (trompete), Hoto Jr (percussão), Luizinho Duarte (bateria) e Márcio Resende (flauta e sax). E segundo Flávio, “sem programar nada, cada um acabou botando o seu lado criança para fora, que muito favoreceu o resultado final do disco”. Participam também as crianças, Benjamin, Deborah, Enya, Flora, Gabriel, Iana, Ilya, Isadora, Júlia, Juliana, Maria Clara, Nina, Paula, Ramiro, Sarah e Vitor, dirigidas pelo regente Erwin Schrader. 
Flávio Paiva é atualmente colunista do jornal Diário do Nordeste. Como compositor, lançou os discos Rolimã (1994) e Terra do Nunca (1997). Editou os livros Retirantes na Apartação (1995) e Como braços de equilibrista (2001). De seus projetos infantis constam ainda os Livro-CDs Flor de Maravilha (2002), Benedito Bacurau – O pássaro que não nasceu de um ovo (2005), que tem participação de Antonio Nóbrega e Festa do Saci (2007). 
Olga Ribeiro é cearense e teve bastante atuação em Fortaleza na década de 80 com a banda Pré-histórica das Moças Donzelas e o grupo Quart’Eton. Tem dois discos gravados: América (1992) e Pão e Poesia (1997).

Fonte