FÓRUM 21 – ANO I – nº 2 – Setembro de 1998, pág. 4
Instituto de Política – Brasília – DF
O Ceará tem uma ótima experiência de cooperação entre sociedade e governo na busca de soluções para vários problemas. A partir de um diagnóstico sobre as mudanças no cenário político mundial e brasileiro, e da necessidade de se discutir uma agenda estadual, foi criado, em 1991, o Pacto de Cooperação: um movimento de parceria entre empresários e governo com o objetivo de repensar e reestruturar a economia local.
O Pacto teve uma abrangência inicial limitada ao setor público e empresários. Ainda procura ampliar seu leque de apoio envolvendo centros de pesquisa, estudo e ensino, movimentos comunitários, trabalhadores e organismos nacionais e internacionais. Um desafio que, se for ultrapassado, produzirá um salto de qualidade em suas propostas.
Já existem, porém, conquistas significativas com o trabalho do Pacto na geração de idéias e interlocução entre governo e empresários. O Ceará é visto hoje como um estado dinâmico e inovador no contexto brasileiro, com bom desempenho econômico e com melhorias de alguns indicadores, especialmente na área de saúde.
Esta experiência tem sido debatida por empresários em outros locais do país. O grande número de debates, dentro do Pacto de Cooperação, gerou uma proposta ainda mais abrangente e de longo prazo: o Projeto Ceará 2020, que pretende incorporar de maneira mais ampla a sociedade civil. Toda a trajetória de sete anos dessa iniciativa encontra-se agora relatada em livro publicado pela editora Qualitymark.
E-mail: quality@unisys.com.br