O Estado, 30/10/2007

“Na aventura deste livro/cd tive o privilégio de me reunir com muitas crianças e com vários integrantes das comunidades de seres extraordinários do planeta, tendo o Saci como mito integrador da cultura nacional”. Essas são palavras do autor do livro “A festa do Saci”, o jornalista Flávio Paiva.

O livro será lançado nesta quarta-feira (31), às 19horas, no auditório do Centro Dragão do Mar (próximo ao planetário). A história narra que o autor ao abrir uma tampa da velha máquina de escrever, que ganhou de presente de uma tia oitentona, descobre uma intensa e animada movimentação de seres fantásticos.

Para leitores grandes e pequenos, esta obra trás parte de nossa essência cultural, do imaginário brasileiro e o direito de dialogar com os próprios mitos. Flávio Paiva liberta as criaturas do bem, contra a massificação cultural e o consumismo desenfreado de nossas crianças.

De acordo com Ana Lúcia Villela, pedagoga e presidente do Instituto Alana, (organização não-governamental que mantém o Projeto Criança e Consumo), a cada frase do livro encontra-se uma nova pista, a cada capítulo, uma nova brincadeira. “Um livro ousado e travesso que não apenas conta, mas propõe. Imagine só quando Flávio fizer setenta e sete anos”. Uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e a Cortez Editora. Uma aventura que ensina e diverte.