Pluricom – Comunicação Integrada, 05/06/2010
Referência no mercado cultural, livro de Edson Natale e Cristiane Olivieri é leitura obrigatória para artistas e produtores culturais do Brasil
Somos sujeitos culturais e podemos produzir cultura e preservá-la. É com essa proposta que Cris Olivieri e Edson Nataleorganizaram, renovaram e ampliaram o Guia Brasileiro deProdução Cultural 2010-2011, lançamento das Edições SESC SP. Ao completar dezesseis anos de existência e seis edições, oGuia consolida-se como instrumento de educação e profissionalização da atividade cultural brasileira.
Com 376 páginas, o Guia foi planejado para atender aos profissionais da cultura, estudantes e gestores das áreas de comunicação e marketing, entre outros. Esta edição de 2010 traz informações fundamentais sobre planejamento, economia criativa, questões jurídicas, direitos do autor, instituições culturais, questões financeiras, projetos e financiamento à cultura, comunicação, produção gráfica, produção, e um Apêndice Educar para a Cultura.
Cada capítulo, além das informações de consultores especializados, traz o Curta Linguagem, com entrevistas de personalidades do meio; e Ideias Soltas, com artigos de destacados profissionais dos diversos campos do conhecimento, além de reunir os mais diferentes temas ligados à produção cultural.
Para Cristiane Olivieri, uma das organizadoras do Guia, “a obra é uma referência imprescindível para aprodução cultural brasileira e chega nessa sexta edição amadurecido e com a proposta de ajudar as pessoas e instituições na produção cultural brasileira, voltado para educadores, artistas, produtores, estudantes e gestores da área cultural.”
Temas fundamentais para a produção cultural brasileira
Idealizado pelo músico e produtor cultural Edson Natale e pela advogada Cristiane Olivieri, especializada em consultoria jurídica para área cultural e de entretenimento, o Guia Brasileiro de Produção Cultural – 2010-2011, em sua sexta edição, é fonte de pesquisa essencial para desvendar e superar os desafios enfrentados no dia-a-dia da produção cultural brasileira.
Para Natale, a atualização e o aprofundamento dos temas do Guia “são fundamentais para o leitor que procura respostas para perguntas simples ou complexas e não encontra material com a profundidade e o detalhamento necessários”.
Para Cristiane Olivieri, “o Guia é um manual de sobrevivência na produção cultural. Ele traz orientações fundamentais e especializadas em uma linguagem de fácil entendimento. Trabalhar preventivamente é o primeiro passo para o sucesso de um projeto”.
O leitor também encontra esclarecimentos importantes sobre detalhes de planejamento, economia criativa, questões jurídicas, direitos do autor, instituições culturais, questões financeiras, projetos e financiamento à cultura, comunicação, produção gráfica, produção.
A seção técnica do livro foi desenvolvida com a consultoria de profissionais atuantes em cada uma das áreas da produção cultural. São eles: Carmine Orival Francisco, Carolina Bellini Garcia, Chistine Liu, Dedé Ribeiro, Elaine Luna Oksman, Eliana Signorelli, Fernando Equi Morata, Luciana Arruda, Luciana Rangel, Lucimara Letelier, Magda Pucci, Manoel Carlos Junior, Marcelo Monzani, Martha Macruz de Sá, Mauricio Magalhães, Paula Marques, Pedro Mendes da Rocha, Ricardo Chamon, Roberto Tranjan, Rose Vermelho, Rossana Decelso e Willian Galdino.
Entrevistas, artigos de especialistas e endereços do meio cultural
Na seção Curta Linguagem, entrevistas com Alexandre Ferrari, Ana Helena Curti, Ana Teasca, Carlos Barmak, Claudio Lins de Vasconcelos, Cory Doctorow, Daniel Zen, Escola Lumiar, Felipe Altenfelder Filho, Fernanda Ramone, Fernando Yazbek, Flavio Paiva, Janet Bailey, José Monserrat Filho, Jun Nakao, Luciana Bueno, Monique Gardenberg, Paul Makeham, Ricardo Guimarães, Tuna Serzedello e Yael Steiner.
A seção Ideias Soltas traz artigos de Belisario Franca, Claudio Lins de Vasconcelos, Cory Doctorow, Flavio Paiva, Fernando Yasbek, Leandro Valiati, Marcelo Coutinho, Mauricio Magalhães, Pena Schmidt, Stefano Florissi e Affonso Reis.
Sobre os Organizadores
Cristiane Olivieri é advogada, especializada em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais pela ECA-USP. Mestre em política cultural pela ECA-USP. Master em Administração das Artes na Universidade de Boston (USA). Diretora da Olivieri e Associados Advocacia, atuando na área de consultoria para cultura, comunicação e entretenimento há 20 anos. Autora, além do Guia de Produção Cultural, do livro Cultura Neoliberal – Leis de incentivo como política pública de cultura.
Edson Natale é músico, escritor, jornalista e gerente de música do Itaú Cultural desde março de 2001. Gravou seis CDs solo, a saber: Nina Maika (1990), Sol de Inverno (1992), Aboio (1993), Quando eu soube que você viria (1995), Lavoro (coletânea / 1999) e Calvo, com sobrepeso (2007). Integra o Grupo Dharana com o qual gravou dois discos: Dharana (1988) e Guerreiros do Arco-Íris (1989). Escreveu os livros A história do incrível Peixe Orelha (2003) que contou com apoio da ONU – Organização das nações Unidas e O pequeno calendário para os que sabem ler o tempo (2009), ambos com ilustrações de Carlos Barmak. Produziu os dois primeiros CDs de Renato Braz e também os CDsCirco (Parlapatões), Nosso coração caipira (Chico Lobo & Jackson Antunes), Auto de Paixão (Cia. de Circo Branco) e Violão (Nico Ferreira). Gerenciou o lançamento de CDs de artistas como Jards Macalé, Itamar Assumpção, Ceumar, Dori Caymmi, Renato Braz, Quinteto Violado, Mônica Salmaso & Paulo Bellinati, Renato Borguetti, Maurício Pereira, Paulinho Nogueira, Ivo Perelman, Titane, Gilberto Monteiro e Raízes Caboclas, entre outros.
GUIA DE PRODUÇÃO CULTURAL 2010-2011
Edson Natale e Cristiane Olivieri (org.)
Edições SESC SP
2010, 376 p.
16 x 23 X 2,9 cm
ISBN 978-85-98112-99-2
R$ 49,00