JC Online – Editoria Turismo, 21/10/1999

Considerado um dos cenários mais bonitos e atraentes do País, o litoral cearense agora pode ser desbravado com maior facilidade pelo turista que tiver em mãos a segunda edição revista e atualizada do Guia de Praias do Ceará 1999. Dirigido principalmente ao turista motorizado, com informações básicas e serviços, o guia se propõe a valorizar referências histórico-culturais para retratar todas as praias do estado com riqueza de detalhes.

Partindo da estátua de Iracema, escolhida para ser o marco sero por conta de seu valor simbólico para o povo cearense, são percorridos 573 quilômetros por praias, dunas, coqueirais e povoados, todos descritos através da impressão de Miguel Macedo e Flávio Paiva, dois respeitados jornalistas locais, que imprimem um caráter autoral ao guia, com um texto leve e descontraído.

A idéia de produzir o guia foi dos próprios autores, que arcaram com todos os custos das viagens a cada um dos lugares mostrados, o que garantiu a precisão das informações e a independência dos comentários, sem que tenha havido interferência de qualquer tipo de cortesia. Assim, outro diferencial do guia é que ele tenta democratizar o litoral, fazendo com que o turista conheça outras opções, além das praias mais badaladas, como Jericoacara, Cumbuco ou Canoa Quebrada. “Não privilegiamos as mais bonitas nem as mais famosas”, garante Miguel Macedo. “Tentamos contribuir para o desenvolvimento do turismo por igual, com um olhar diferente dos modismos”, acrescenta Flávio Paiva.

Funcionando como um companheiro de viagem, o guia permite, mesmo a quem não conhece a costa cearense, chegar a qualquer praia sem necessiadade de pedir informações pelo caminho, já que é elaborado de forma fácil e exata. Os autores parecem conversar com o turista, descrevendo as estradas de acesso às praias, sugerindo dicas dos pontos que vale a pena visitar.

SEMPRE ATUALIZADO – Além do roteiro descritivo, o guia conta com um mapa esquemático e um roteiro de serviços com toda a infra-estrutura que cada local dispõe, a exemplo de hotéis, restaurantes, bares, feira de artesanato, bancos ou postos telefônicos e de saúde. “Tivemos o cuidado e a atenção de checar todos os dados”, afirma Macedo.

Os autores pretendem atualizar o guia todos os anos, com novas rotas, fotos e serviços, registrando a evolução do desenvolvimento turístico no Ceará. O Guia de Praias do Ceará 1999 pode ser adquirido em qualquer banca de revista de Fortaleza ou nos aeroportos do País ao preço de R$ 15,00.

Fonte