Arte-Cidadania, 16/12/2005
Da redação
O livro/cd Benedito Bacurau – o pássaro que não nasceu de um ovo, de Flávio Paiva, selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2005, é uma metáfora que simboliza o espírito da infância em seu mais pleno exercício da imaginação. Cada um dos 11 capítulos do texto é ilustrado por aquarelas feitas pelo artista plástico Estrigas. A obra, em sua versão em CD, é narrada pelo multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, que executa ilustrações musicais do livro através de cançonetas e vinhetas extraídas de composições de Flávio Paiva e parceiros (Bia Bedran, Ângela Linhares, Lucas Paiva, Abidoral Jamacaru e Tarcísio Sardinha). A obra, que tem prefácio de Rubem Alves, enseja um passeio encantador por festas populares, histórias de centros urbanos, céus estrelados, brincadeiras escolares, dramatizações e valores como o da amizade e do respeito ao meio ambiente. Lançado pela Cortez Editora.
Flávio Paiva é jornalista, compositor e escritor. Nascido em Independência (CE) e radicado em Fortaleza (CE) desde 1976, onde tem participado ativamente da produção cultural (literatura, jornalismo e música) e de cidadania (movimentos da sociedade civil e organizações não-governamentais). Com seu livro/cd Flor de Maravilha inaugurou um processo inusitado de diálogo entre a literatura e a música, como recurso de intertextualidade, por meio do qual instiga a criação do leitor.
Bia Bedran é compositora, cantora, atriz e educadora musical. Formou-se em Musicoterapia pela Faculdade de Musicoterapia do Rio de Janeiro e em Educação Artística com habilitação em Música. Hoje é uma referência nacional em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos. Em três décadas de carreira, Bia tornou-se conhecida também por seu programa Canta Conta (TVE-RJ) e pelas músicas e histórias gravadas em dez CDs de arte para crianças, nos quais valoriza constantemente a interação entre as linguagens literária e musical.