Diário do Nordeste – 25/02/2008, Caderno 3 – Cearenses

Por Henrique Nunes – repórter

Os cearenses Flávio Paiva, Olga Ribeiro e Floriano Martins chegaram à gravadora Lua Music 

Em “Bamba-La-Lão”, cujo título vem da antiga canção de roda também conhecida como “Senhor Capitão”, não incluída, Flávio Paiva e Olga Ribeiro revelam uma delicadeza expressa desde o projeto gráfico do encarte, elaborado em torno de desenhos e bordados da artista plástica Nice Firmeza. 

Delicadeza estendida a um repertório de várias padronagens rítmicas, da marcha-rancho “Vamos passear pela cidade”, parceria de Flávio com a jornalista Ângela Linhares, ao xote “Rói-Rói”, em torno de um dos mais deliciosos brinquedos da tradição lúdica nordestina. O canto de Olga Ribeiro é outra singeleza à parte, entre os arranjos do violonista Tarcísio Sardinha, conduzidos por feras como Adelson Viana (acordeom e piano), Aroldo Araújo (baixo), Cristiano Pinho (violão de aço), Luizinho Duarte (bateria), Edson Pinheiro (trombone) e Ferreira Jr (sax alto). 

Com participação de Edmar Gonçalves (nas vozes em diálogo do inusitado “Encontro do Capitão Rapadrua com o Sol num Dia Quente de Verão”, segundo Flávio, “um cordel com cobertura de baião”) e de crianças conduzidas pelo regente Erwin Schrader, o álbum promove um cativante passeio, estimulado por comentários como os da politicamente correta “Bolha de Sabão” (João Monteiro Vasconcelos e Flávio Paiva): “funk de ninar para acordar gente grande”. E por aí vamos entre “batuques de roda praieira”, “boi com pegada de afoxé”, “alegro aos seres fantásticos”… Um bordado original, agradável e consciente, sob medida para as crianças de sempre.

(…)

Fonte