O POVO – Esportes, Fortaleza, 30 de janeiro de 1998
Reação da platéia supreendeu o compositor Flávio Paiva e o produtor do show, o jornalista Nelson Augusto
Uma música bem nordestina, lançada recentemente num CD independente em dois bares de Fortaleza, está começando a se transformar num gancho para um “grito de guerra” da torcida alvinegra, nos jogos do Ceará Sporting este ano.
A história é contada pelo compositor Flávio Paiva e o jornalista Nelson Augusto. Os dois ficaram impressionados com a reação provocada na platéia do Sindbar e The Wall , em shows realizados este mês. “Quem percebeu a loucura da galera foi o Nelson”, conta Flávio. A música “Terra do Nunca” é uma das faixas do CD assinado por Flávio Paiva, Anna Torres e Paulo Lepetit. Num trecho da melodia, a cantora Anna Torres incita a platéia a repetir o bordão “sacode Ceará… sacode Ceará” . Quando ela fez isso, a ligação com o futebol foi imediata”, relata Nelson.
“Esta música registra o espírito espontâneo do cearense e a empatia ocorreu”, diz Flávio que jura não ter pensado em nada ligado a futebol quando imaginou o refrão, que terminou virando bordão. “Acho isso legal porque foi espontâneo”, completa. “É bom porque pode incentivar a criatividade das outras torcidas e mostra que o futebol cearense pode cricar seus próprios gritos de guerras, sem copiar o que vem do Sul via televisão”, prega Nelson Augusto.
A novidade caiu no gosto de torcedores alvinegros que ouviram o trecho da música no programa “Esporte Emoção”, apresentado na quarta-feira à noite, pelo comentarista Chico Rocha, na AM do POVO. O artista plástico Elísio Cartaxo, líder da “Torcida Desorganizada Mundiça Alvinegra”, aprovou logo a idéia. O locutor Evaristo Nogueira, da AM do POVO, promete incorporar a frase ao tradicional bordão “é do mais querido…”, que usa para ilustrar as narrações esportivas dos lances de gols do bicampeão cearense.