Jornal ANJ, Outubro de 1999
A Fundação Demócrito Rocha, ligada a O Povo, de Fortaleza, acaba de lançar a nova edição do Guia de Praias do Ceará. São 256 páginas ilustradas, 128 em português, 128 em inglês, com alto padrão de impressão. Todas feitas no Brasil, dando pormenores atualizados do que se pode encontrar em cada área turística do litoral e de como chegar lá. No total o guia mostra 220 localidades.
Os autores são dois jornalistas conhecidos no Estado, Flávio Paiva e Miguel Macedo. Eles definiram como marco zero a estátua de Iracema, na avenida Beira Mar de Fortaleza, e a partir daí cobriram todos os 573 quilômetros da costa cearense. A primeira edição saiu em 1997. Deu certo. Agora, acaba de ser atualizada.
O novo guia, porém, não se limita a republicar o que estava na edição anterior e a mostrar o que mudou de lá para cá. Flávio e Miguel percorreram novamente o litoral e, além dos bugues utilizados da primeira vez, empregaram até um helicóptero. O resultado é muito mais informações e uma grande quantidade de fotos aéreas. O guia também traz agora um mapa destacável, em cores.
A orientação adotada pelos dois autores visou proporcionar aos leitores um guia diferente dos demais. O primeiro diferencial é o pormenor. É possível encontrar detalhes como “se o calor estiver forte, antes de fazer o giro para a praia, ande mais 100 metros pelo asfalto e esfrie a cabeça num banho de bica natural, com estacionamento ao ar livre para até seis carros”, referindo-se a uma praia próxima a Aquiraz.
Além disso, procuraram combinar as informações de serviço com dados culturais. Ao falar da Praia de Presídio, por exemplo, citam que é “historicamente lembrada como um dos lugares de concentração de prisioneiros holandeses, quando da retomada da Capitania do Ceará pelos portugueses, em 1654.
A encadernação, em espiral, é original: as páginas podem ser lidas de duas formas. As versões Português e Inglês estão dispostas uma após a outra, em sentido inverso e com capas próprias – ou seja, o livro tem duas capas distintas, uma em cada língua. Na prática, portanto, são dois guias, um para cada lado e de costas um para o outro. Cada um deles é seguido por uma seção completa de serviços, com endereços de hotéis, restaurantes, correios, hospitais, postos telefônicos, agências bancárias e até borracharias.