O Povo, 14/02/2001
Aconteceu ontem, no auditório do Centro Dragão do Mar, a terceira reunião do Pacto pela Requalificação Urbana e Dinamização da Praia de Iracema. Na pauta não estavam previstas discussões sobre a especulação imobiliária, as casas de prostituição, a poluição sonora dos bares, entre outras questões que levaram à criação do pacto. O objetivo desta reunião era conhecer experiências anteriores com Pacto de Cooperação e fóruns paralelos para traçar as futuras ações.
Foram convidados o jornalista Flávio Paiva e o empresário da área de turismo Francisco de Assis Bezerra de Menezes (o Crica) para explanar sobre suas experiências. Flávio fez uma análise usando como exemplos questões semelhantes enfrentadas pelo Pacto de Cooperação, desde sua criação há 10 anos. Salientou a necessidade de se reconhecer os problemas em comum e abandonar os interesses particulares. “Não podemos matar esta galinha dos ovos de ouro que é a Praia de Iracema”, comparou. Também discorreu sobre métodos de trabalho já usados no Fórum da Música Plural, do qual é coordenador.
Francisco de Assis B. de Menezes apresentou sua experiência a partir do Fórum do Turismo , do qual já foi coordenador, deixando, inclusive, uma proposta de metodologia de ação para o Pacto da Praia de Iracema. A partir daí, Pádua Araújo, diretor-presidente do Centro Dragão do Mar, coordenou os trabalhos, ouvindo outras propostas encaminhadas pelos cerca de 60 participantes da reunião.