Meio Tom, 25/09/2007

Em coletiva realizada na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, com a presença da Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Antonieta Cunha, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira, dia 25, os vencedores dos Concursos Nacionais de Literatura Cidade de Belo Horizonte (Categorias Dramaturgia, Ensaio e Poesia – Autor estreante) e João-de-Barro. Todos os jurados do Cidade de Belo Horizonte estavam presentes , bem como as 11 crianças que compuseram o júri infantil do João-de-Barro.

Apesar dos jurados serem provenientes de várias partes do Brasil, somente um vencedor não é de Belo Horizonte:

Vencedores:

 

Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte

 

Categoria dramaturgia: Vanir Farias (Brasília), com a obra “Ainda bem que os elefantes não são carnívoros”.

 

Menção Honrosa: “Dois por um bordeaux”, de Ed Anderson Mascarenhas Silva

Alcione Araújo, um dos mais respeitados dramaturgos do país e um dos jurados do concurso, considerou a obra vencedora como “diferente, inovadora e muito interessante” . “A história se passa numa região desértica, com dois caminhantes, sendo um ateu anárquico e um frade. O que se desenvolve é uma discussão metafísica entre bem e mal, Deus e diabo. Uma epopéia não-realista num quadro de miséria absoluta muito intrigante”.

 

Categoria ensaio: Liliane da Silva Alves (Belo Horizonte), com “O imaginário literário de Belo Horizonte”

 

Menção Honrosa: “Lembranças em trânsito”, de Lucas Jório Vasconcelos

Flávio Paiva, jornalista e escritor de Fortaleza, jurado da categoria, considerou que a obra vencedora reflete o que boa parte dos trabalhos enviados tratou. “Eles procuraram demonstrar que a cidade carece de uma “re-significação” simbólica no imaginário da cidade”, comenta.

Categoria Poesia – Autor Estreante: Ana Martins Marques (Belo Horizonte ), com “A vida submarina”

Menções Honrosas para 10 obras.

 

Para Nelson Luiz Garcia de Oliveira e Eloésio Paulo dos Reis, a obra vencedora era destacadamente a melhor entre os 320 trabalhos recebidos. Segundo eles, a autora demonstrou em “A vida submarina” um domínio da forma e linguagem poética indiscutíveis .

Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro

Júri adulto:”O menino comum”, de Daniel Antônio de Oliveira (Belo Horizonte)

Júri infantil: “Chuva de Letras”, Luis Alberto Brandão (Belo Horizonte )

Jurados do Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte

Categoria Ensaio: Mariza Guerra de Andrade, Humberto Azevedo Furquim Werneck e Flávio Sílvio Paiva Cavalcante.

Categoria Poesia: autor estreante: Sebastião Geraldo Nunes, Nelson Luiz Garcia de Oliveira e Eloésio Paulo dos Reis.

Categoria Dramaturgia: Alcione Araújo, Karen de Azevedo Alcioli e Grace Anne Paes de Souza.

Júri infantil do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro

Crianças das Escolas Municipais Professora Maria Modesta Cravo e José Calazans .

Júri adulto do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro

José Augusto Brandão Estellita Lins, Maria Zaira Turchi e Ronaldo Simões Coelho

O Cidade de Belo Horizonte completou 60 anos em 2007 com novidades. Incentivando o surgimento de novos nomes, a categoria poesia só recebeu trabalhos de autores estreantes . A categoria Dramaturgia também inovou, já que suas três melhores obras participarão de um ciclo de leitura dramática na programação do próximo Festival Internacional de Teatro (FIT). A categoria Ensaio teve como tema obrigatório “Belo Horizonte: sua história, bairros e personagens”. As obras vencedores das categorias ensaio , dramaturgia recebem um prêmio de 20 mil reais e poesia (autor estreante), 5 mil reais. Duas obras de cada categoria recebem menção honrosa.

O João-de-Barro deste ano contemplou as duas obras vencedoras com o prêmio de 10 mil reais, sendo uma escolhida por um júri técnico, composto por três especialistas em literatura infantil, e outra por uma comissão de crianças, formada por onze estudantes da Rede Municipal de BH, escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Cultura.

Mais Informações: 3277-9833