Brinquedos e brincadeiras – Boneca de pano, Cavalo de pau
2007
APRESENTAÇÃO
O VIII Festival de Arte e Cultura do Colégio Maria Ester é resultado do Projeto vivenciado pelos alunos nos meses de setembro, outubro e novembro de 2007 cujo tema: Brinquedos e Brincadeiras – Boneca de pano, Cavalo de pau, possibilitou um resgate dos brinquedos e brincadeiras antigos, além de contribuir para a quebra de paradigmas impostos pela sociedade consumista, onde as crianças estão sendo constantemente assediadas pela mídia para o uso dos brinquedos industrializados.
Qual não é a surpresa dos pais quando o filho chega da escola cantando uma canção muito antiga ou sugerindo uma brincadeira que eles ainda guardam na memória? O Colégio Maria Ester especialmente nos projetos educacionais que privilegiam o folclore brasileiro, muitas brincadeiras da infância dos avós ou bisavós são resgatadas desde a canção Ciranda, Cirandinha até pular amarelinha, muitas das brincadeiras que as crianças atualmente curtem, já encantavam crianças há mais de um século.
Dentre os autores que nos inspiraram para a realização desse projeto destacamos o escritor cearense FLÁVIO PAIVA com a obra FLOR DE MARAVILHA, homenageado por ocasião do VII FESTIVAL DE ARTE E CULTURA COLÉGIO MARIA ESTER.
O livro Brinquedos e Brincadeiras da autora Nereide Schilar Santa Rosa também foi base para o nosso projeto.
2º ATO
(…)
Amarelinha (Jazz Infantil)
A amarelinha é um jogo muito antigo e teve origem em Portugal, onde é conhecida como jogo da macaca.
“Joga a pedra numa casa
Pula na ponta do pé
Joga a pedra noutra casa
Faz palminha de Guiné”
Rói, Rói (grupo de dança – Avançado)
Os fabricantes de brinquedos populares costumam utilizar materiais típicos das regiões em que vivem. Um exemplo é o Rói-rói, feito de bambu ou de barro.
Fonte: Folheto do evento