Há 11 anos consecutivos a cidade de Independência promove um prêmio literário com o nome Jornalista Flávio Paiva, este colunista do O POVO e natural desse município que fica a 308 km de Fortaleza. O objetivo é estimular o engajamento da juventude na reflexão sobre temas sociais relevantes. Nesta edição, o mote é “Jovens atuantes promovem transformações sociais”.
Neste ano, de acordo com a Prefeitura, houve um aumento de 57% de inscritos com relação ao ano anterior. Ou seja, 855 alunos, entre 13 e 17 anos, devidamente matriculados em escolas das redes públicas e privadas (da sede e dos distritos de Independência) estão se preparando para apresentar trabalhos em forma de crônica, conto, poesia ou literatura de cordel.
O evento de celebração da participação no 11º Prêmio Literário Flávio Paiva 2019 está marcado para o dia 24 de agosto, no largo da Estação Leitura (antiga estação de trem), sede da História Viva, entidade idealizada e conduzida por professores de Independência comprometidos com a educação.